UFCG apresenta produto final do Plano de Saneamento Básico de Quixaba

Dois anos após o início, foi apresentado na tarde desta quinta-feira (16), no auditório do Complexo Municipal de Assistência Social, por meio de uma Conferência Municipal, o produto final do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Quixaba.

No encontro, que contou com a presença de representantes da gestão, do Poder Legislativo e da população em geral, foram apresentadas e discutidas a síntese dos produtos entregues e avaliados pelo Comitê de Coordenação do PMSB, contendo as principais informações e propostas a serem desenvolvidas no município, referentes aos quatro serviços de saneamento básico - Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Manejo de Águas Pluviais e Gestão dos Resíduos Sólidos.

Fruto de uma parceria entre UFCG e Funasa, através do Termo de Execução Descentralizada (TED) 03/2019, que prevê a elaboração dos planos de saneamento básico de 50 municípios do estado da Paraíba, o PMSB de Quixaba, quando implementado, ajudará na preservação das condições do meio ambiente local com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde pública.

Cláudia Macário, Prefeita de Quixaba, destacou o grau analítico do projeto, pensado especialmente para Quixaba.

“Quando começamos a traçar o diagnóstico, eu falava sobre a grandeza desse projeto residir principalmente no fato de ser pensado especificamente para nosso Município. Não pegamos um projeto padrão, com o intuito de encaixar aqui. É um projeto próprio. E agradeço a todos os envolvidos, tanto da gestão, quanto da Funasa e UFCG, que entregaram um material valioso, que vai agregar bastante à saúde e qualidade de vida dos quixabenses”, ressaltou a prefeita Cláudia.