Não é novidade a luta da Prefeitura Municipal de Quixaba para erradicar o Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue, Zika Vírus e Chikungunya. E essa luta ganhou mais um capítulo na manhã desta sexta-feira, 29 de abril, por meio de uma ação conjunta das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, que promoveram um arrastão por boa parte da zona urbana da cidade visando chamar a atenção da população para os riscos do mosquito, e para ações que inibem a proliferação do Aedes.
A ação intitulada “Todos Juntos Nesta Luta!”, que mobilizou todos os profissionais municipais, começou com o arrastão e terminou na quadra da Escola Municipal Cícero Sulpino. Na escola, os Secretários de Saúde e Educação, José Segundo e Maria Rosineide, respectivamente, elogiaram o comprometimento dos profissionais que compõem suas respectivas secretarias na ação, e o empenho dos munícipes em fazerem de Quixaba uma cidade livre da dengue.
“Fico feliz de ver outras secretarias da Prefeitura, além da Secretaria de Saúde, empenhadas em combater esse mosquito. Porém, o intuito maior foi mobilizar, mais uma vez, a população, pois, com a colaboração dela, conseguiremos vencer essa luta”, ressaltou José Segundo.
Doutor Miguel Arcanjo, médico atuante no município há décadas, fez uma pequena explanação sobre as características das doenças transmitidas pelo mosquito, deu dicas sobre como proceder em caso de contrair alguma delas, e finalizou frisando que a prevenção é o melhor método de combate.
“Esse problema não é apenas nosso (de Quixaba). É de todo o país! Que tenhamos cuidado não apenas com nossa casa, mas com a casa do vizinho, com toda nossa rua, com toda nossa cidade. O principal vetor da dengue, do Zika Vírus e do Chikungunya é mosquito. O mosquito é com quem devemos nos preocupar. Então, que possamos combatê-lo”, destacou o Médico.
O responsável pela Vigilância Ambiental da 6ª Gerência Regional do Estado, Eugênio Pacceli, marcou presença e gostou do trabalho conjunto realizado pelas secretarias da Prefeitura de Quixaba, destacando, especialmente, o comprometimento da população em erradicar o mosquito no Município.
“Só acabamos com a dengue enfrentando o mosquito. Tudo está em nossas mãos. Tudo depende do nosso trabalho. Vamos cumpri-lo todos os dias. Tenho certeza que, na próxima vez que vier a Quixaba, irei ver um município livre desse mosquito. Quixaba está de parabéns.”, disse Eugênio.
Logo após as falas, alunos da Escola Cícero Sulpino realizaram danças coreografadas com músicas relacionadas ao combate ao mosquito, e apresentaram uma peça com a participação dos professores da Escola. O evento foi finalizado com um lanche, que foi servido a todos os participantes.
« Voltar
© 2026. Prefeitura Municipal de Quixaba. Todos os direitos reservados.