Notícias

SMDS realiza formação técnica com foco na luta contra a violência sexual

A Prefeitura de Quixaba, na sua Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), promoveu nessa quarta-feira (28), no auditório do Complexo Municipal de Assistência Social, uma Formação Técnica Intersetorial, como parte das ações da Campanha Nacional “Maio Laranja”, mês dedicado ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Com objetivo de fortalecer os fluxos de atendimento e protocolos intersetoriais, bem como de fomentar o trabalho articulado entre as políticas públicas de proteção, a capacitação contou com representantes das redes de Saúde, Educação, Assistência Social, Conselho Tutelar e demais setores envolvidos na garantia dos direitos infantojuvenis.

A formação foi conduzida por Albeno Mendonça, advogado e atual Gerente Executivo da Proteção Social Especial da SEDH/PB, além de Gestor do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e suplente na coordenação do CIAMP-RUA-PB – instância de articulação intersetorial para atenção à população em situação de rua. Com experiência na área, o palestrante compartilhou diretrizes técnicas, reflexões jurídicas e desafios práticos enfrentados na consolidação de uma rede eficaz de proteção.

“Proteger nossas crianças é responsabilidade de todos. Precisamos garantir que cada profissional saiba como agir diante de uma suspeita ou confirmação de violência, assegurando um atendimento humanizado, ágil e eficiente", disse Albeno.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Célia Medeiros Sulpino, ressaltou a importância da formação, e reforçou o protagonismo do município de Quixaba na agenda de proteção social e marca os 25 anos da mobilização nacional “Faça Bonito”, reafirmando o compromisso da gestão com políticas públicas que priorizem o bem-estar e a dignidade de crianças e adolescentes.

“Este encontro foi essencial para alinhar nossas práticas e fortalecer o compromisso coletivo com a infância e a adolescência em Quixaba. A rede só funciona quando todos estão capacitados e comprometidos com a causa”, destacou a secretária Célia Sulpino.

« Voltar