A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), da Prefeitura de Quixaba, por meio dos serviços do PAIF e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou nesta semana uma atividade especial com o grupo de pessoas idosas, usuárias do espaço, visando promover o bem-estar, contato com a natureza e reflexão social.
O momento teve início com exercícios de alongamento e respiração (proporcionando aos participantes um cuidado especial com o corpo e a mente), seguido de atividades de vivência sensorial com a natureza, exploração dos sentidos e fortalecimento da conexão com o ambiente.
A atividade culminou em uma roda de conversa sobre a violência contra a pessoa idosa, utilizando-se da metáfora da árvore, onde os participantes foram levados a refletir sobre como a violência também possui raízes — como o preconceito, o desrespeito, a desigualdade social e econômica — que precisam ser reconhecidas e combatidas.
A ação, destacou a Pasta, reforçou o papel da Assistência Social na promoção de vínculos, da valorização da pessoa idosa e da garantia de direitos.
© 2025. Prefeitura Municipal de Quixaba. Todos os direitos reservados.