SMDS promove 9ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), da Prefeitura de Quixaba, realizou na última sexta-feira (16), no auditório do Complexo Municipal de Assistência Social, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Quixaba.

Com o tema "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos, o SUAS que queremos", a Conferência, que teve como um dos objetivos a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), visando aprimorar sua efetividade, a qualidade dos serviços oferecidos e a integração entre os órgãos e entidades que compõem o sistema, reuniu diversos profissionais, gestores, usuários e representantes da sociedade civil em prol do fortalecimento e aprimoramento do SUAS.

Durante o evento, foram realizados palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho e plenárias, proporcionando um espaço de diálogo e participação ativa de todos os envolvidos. Os participantes puderam compartilhar experiências, apresentar propostas e discutir os desafios enfrentados na implementação do SUAS, bem como as perspectivas e anseios para o futuro.

Com debates que giraram em torno de temas como o financiamento adequado para o SUAS, a Secretária da SMDS, Célia Sulpino, destacou a valorização dos profissionais da assistência social, a ampliação do acesso aos serviços e a garantia da participação e controle social.

“A Conferência enfatizou a importância de uma atuação intersetorial, buscando a integração entre diferentes políticas públicas, como saúde, educação e trabalho, para enfrentar de forma mais efetiva os desafios sociais. Essa abordagem colaborativa e articulada é essencial para a construção de um SUAS cada vez mais inclusivo e abrangente”, falou a Secretária.