Como parte do ‘Setembro Amarelo’, campanha de prevenção ao suicídio e de valorização da vida, a equipe multidisciplinar de profissionais da Secretaria de Saúde, da Prefeitura Municipal de Quixaba, realizou, durante todo este mês, visitas a escolas do Município e grupo de idosos para conversarem sobre a importância dos cuidados à saúde mental.

Com apoio das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social, salas de espera e palestras com alunos das escolas Cícero Sulpino e Herculano Pereira (do Governo do Estado), e grupo de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), foram realizadas durante o período para reforçarem as políticas de prevenção e conscientização.

Silvia Monteiro, psicóloga da equipe, destacou que as ações não podem se restringir ao mês de setembro, e que a atenção à saúde mental das pessoas deve acontecer o ano inteiro.

“Abordamos, durante essas visitas, pontos importantes como fatores de risco e fatores de proteção e onde buscar ajuda. Mas o mais importante é passarmos a mensagem de que ninguém está sozinho. Reforçamos o recado à população de Quixaba que o cuidado com a saúde mental é tão importante quanto à saúde física, e que estaremos sempre aqui para enfrentarmos e vencermos juntos essas batalhas”, relatou a psicóloga.