A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Quixaba realizou na tarde nessa sexta-feira (8), no auditório da pasta, a I Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema ‘A Política de Saúde Mental como Direito ao Cuidado na Atenção Primária’.
Atendendo à resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº 652, e pela resolução nº 01/2022 do Conselho Municipal de Saúde de Quixaba (CMS – Quixaba), essa Conferência teve por finalidade “propor diretrizes para a formulação da política estadual de saúde mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde’.
A psiquiatra Caliandra de Vasconcelos foi responsável por ministrar o tema central do encontro para representantes da Saúde de Quixaba, da sociedade civil e membros da 6ª Gerência Regional de Saúde da Paraíba, dentre eles Liliane Abrantes de Sena, gerente da 6ª Região, que elogiou o movimento realizado em Quixaba para a promoção dessa ação tão importante para a Saúde do estado da Paraíba.
Ao término da palestra de Dra. Caliandra, ocorreu um dos momentos mais importantes em todo o evento: duas usuárias dos serviços voltados para a saúde mental, oferecidos pela Prefeitura, deram seus depoimentos sobre a importância do suporte dos profissionais dessa área em seus respectivos tratamentos e como esse apoio tem surtido efeito positivo em suas vidas.
Após a pausa para o coffee break, os participantes se dividiram em três grupos para discutirem e elaborarem propostas – baseadas nos quatro eixos da Conferência – para melhorias das ações na área da saúde mental. No total, foram definidas 12 propostas para a Conferência Estadual (que acontece nos dias 19, 20 e 21 de julho, em João Pessoa), e 12 para a Nacional. As propostas de caráter municipal não possuem limites (são definidas, em termos quantitativos, de acordo com as necessidades locais).
Por fim, ocorreu a eleição dos delegados que representarão Quixaba na Conferência Estadual e que serão responsáveis por levarem as propostas escolhidas na etapa municipal. Francisco Macedo (titular) e Ivana Valéria (suplente), pelos usuários, e Silvia Albuquerque (titular) e Nilmara Thalita (suplente e representante da gestão), pelos profissionais da Saúde, foram escolhidos de forma unânime.
Davi Nunes, Secretário de Saúde, tratou o dia como histórico, e vê Quixaba no caminho certo para virar uma das referências, na região, no tratamento da saúde mental.
"É um dia histórico para nosso Município podermos estar discutindo, com base em depoimento de profissionais do âmbito e usuários, as diretrizes das políticas de saúde mental, que ganhou ainda mais importância devido aos impactos da pandemia. Observamos que, após a palestra e plenárias, a Saúde de Quixaba ficará ainda mais fortalecida em assistência nessa área ", finalizou o Secretário.
« Voltar© 2025. Prefeitura Municipal de Quixaba. Todos os direitos reservados.