Saúde inicia atendimento clínico farmacêutico no Município

A Prefeitura Municipal de Quixaba, por meio da Pasta da Saúde, começou a oferecer, nesta semana, atendimento clínico farmacêutico à população.

O projeto de implantação do cuidado farmacêutico, através do consultório clínico, é vanguarda no Sistema Único de Saúde (SUS), e o município de Quixaba é o primeiro do sertão paraibano a participar desse projeto que é conduzido pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

O farmacêutico Valmir Gomes de Souza, Coordenador da Assistência Farmacêutica, fez parte de uma seleção nacional e, desde outubro de 2022, vem sendo orientado por essas instituições para implantação desse projeto que visa prevenir, identificar e resolver problemas relacionados à farmacoterapia.

“Os problemas relacionados à farmacoterapia vão desde a adesão ao tratamento, quando o paciente não faz uso correto dos medicamentos, perpassando por problemas no acesso, quando o paciente não adquire o produto. Outro problema reside na falta de eficácia farmacoterapêutica, quando o medicamento não cumpre o efeito esperado. E, por fim, problema de segurança, quando há efeitos adversos, colaterais e casos de interação medicamentos que representam risco à saúde do paciente”, ressaltou Valmir Gomes.

Os atendimentos clínicos farmacêuticos serão direcionados a portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e serão de maneira sistematizada e documentada, promovendo o uso racional dos medicamentos, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida das pessoas, redução de danos à saúde, melhoria na qualidade da atenção à saúde e espera-se redução de custos para o SUS.

Os critérios de seleção serão pacientes com: diagnóstico de hipertensão descompensada, de diabetes em situação descontrolada, da polifarmácia (usam mais de 5 medicamentos), e que recentemente tenham registro de internação hospitalar por agravos à saúde.

Para o Secretário de Saúde, Davi Nunes, esse é mais um importante serviço a ser oferecido a população do município de Quixaba-PB,

“Os usuários terão acesso a orientações adequadas sobre o uso racional de medicamentos, monitoramento farmacoterapêutico e oportunidade rara de ter o farmacêutico integrado à equipe de saúde somando forças para trazer resolutividade na atenção primária a saúde”, disse o Secretário de Saúde.