Saúde e Desenvolvimento Social finalizam segundo acompanhamento a beneficiários do Bolsa Família

As Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Quixaba finalizaram nessa sexta-feira (17), no Complexo Municipal de Assistência Social, o segundo trabalho conjunto de acompanhamento dos beneficiários do programa Bolsa Família.

A ação aconteceu de segunda a sexta (divididos de acordo com a área do Agente Comunitário de Saúde), e teve o intuito de ampliar o acesso das famílias beneficiárias a esses direitos sociais básicos através de Orientações sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Família; Avaliação Antropométrica (Peso e Altura), e Atualização da Caderneta Vacinal, além do agendamento para coleta de exames citológicos para as mulheres.

Segundo a Secretaria de Saúde, o percentual de cobertura do Acompanhamento do Programa Bolsa Família – na parte que compete à Saúde – foi de 86,62% das 314 famílias que possuem o benefício em Quixaba. Ainda, de acordo com a Secretaria, foram administradas 347 vacinas de rotina, 141 vacinas contra a influenza e 12 vitaminas ‘A’ entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.

“Foi mais uma ação conjunta exitosa entre as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social. Vale lembrar que os ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social pedem que a gente faça essas avaliações a cada seis meses, então, provavelmente, faremos uma nova ação em meados de novembro. Mas o cidadão que não pode vir durante a semana, pode procurar qualquer uma dessas secretarias para fazer qualquer um dos acompanhamentos”, disse a enfermeira da Unidade Básica de Saúde Robson Carneiro Pereira, Germana Sulpino.