Foi divulgado, através do Ministério da Saúde, no início deste ano, os resultados do terceiro quadrimestre de 2021 do Programa Previne Brasil, e Quixaba conseguiu 9.71 como nota, colocando o Município na 23ª posição no ranking estadual e 139ª no ranking nacional*.
O Previne Brasil começou a ser implementado em 2020, e é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), com base em quatro componentes para fazer a transferência financeira federal a municípios e ao Distrito Federal: Incentivo com base em critério populacional; Capitação ponderada (cadastro de pessoas); Pagamento por desempenho (indicadores de saúde**) e Incentivo para ações estratégicas.
Através desse programa é possível aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o fortalecimento de vínculos entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas atendidas e acompanhadas nos serviços da APS.
*A lista em forma de ranking foi criada pela Ítalo Rodrigo WI Consultoria, com base em resultados oficiais do Ministério da Saúde retirados dos relatórios públicos.
** Indicadores de Saúde:
1. Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação
2. Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV
3. Proporção de gestantes que passaram por atendimento odontológico
4. Cobertura de exame citopatológico
5. Cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente
6. Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre
7. Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada
« Voltar© 2025. Prefeitura Municipal de Quixaba. Todos os direitos reservados.