Prefeitura realiza ‘Agosto Dourado’ para mostrar importância do aleitamento materno

A Prefeitura Municipal de Quixaba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira (28), na Unidade Básica de Saúde Robson Carneiro Pereira, uma ação voltada ao Agosto Dourado, que marca o mês do incentivo ao aleitamento materno.

A programação, conduzida por representantes da equipe da Saúde, foi dividida em dois períodos, sendo o período da manhã para puérperas e crianças de 0 a 12 meses, e na tarde, gestantes, com seis tópicos abordados no total: “Marcos do desenvolvimento infantil e brincadeiras sensoriais”; “A maternagem no desenvolvimento da aprendizagem da criança”, “Orientações a respeito da primeira consulta odontológicas dos bebês”, “Oficinas das emoções ou dinâmica de cuidado/afeto”, “Amamentação: Base da vida”e apresentação dos “Benefícios do contato dos animais com as crianças e cuidados necessários na adaptação dos animais com a chegada do bebê”.

Nilmara Araújo, Fonoaudióloga, enxergou o encontro como uma grande oportunidade para conscientizar as gestantes sobre a importância do aleitamento como fonte de desenvolvimento para as crianças, e para abordar aspectos paralelos a esse desenvolvimento.

“Nosso principal objetivo é incentivar o aleitamento materno, mas buscamos também solucionar aquelas dúvidas que são mais frequentes, além de trazer temas mais diversificados, como a relação entre animais e bebês. Buscamos também desmistificar algumas questões sobre o aleitamento e instituir nas mães o hábito de observarem o desenvolvimento das crianças. Dessa forma, a gente consegue favorecer em informações que irão agregar a esse público”, disse Nilmara Araújo.