Desenvolvimento Social realiza Café Junino em alusão à campanha de combate à violência contra a pessoa idosa

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), da Prefeitura de Quixaba, realizou na tarde desta quarta-feira (14), no auditório do Complexo Municipal de Assistência Social, um Café Junino em alusão ao ‘Junho Violeta’.

O propósito da atividade, de acordo com a Pasta, foi ampliar a conscientização e a compreensão sobre a problemática da violência contra a pessoa idosa, buscando destacar o envelhecimento como um processo natural e inerente à condição humana, desmistificando estereótipos negativos e promovendo uma perspectiva positiva sobre o envelhecimento.

Foram abordados, durante o encontro, diversos aspectos relacionados à violência contra idosos, como o conceito, os diferentes tipos de violência e as suas consequências. Foram apresentadas, também, estratégias para identificar e denunciar casos de violência, enfatizando a existência de recursos locais no município de Quixaba, como o Conselho Municipal do Idoso, o serviço de atendimento pelo número (o disk 123) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Outro momento importante do Café Junino foi o destaque à relevância da participação ativa dos idosos nos espaços sociais, reconhecendo seu papel como agentes de transformação e promotores de uma sociedade mais inclusiva.

“É vital ressaltar que a luta pelos direitos dos idosos é um processo contínuo, onde avanços e retrocessos podem ocorrer. No entanto, é imprescindível compartilhar informações e conhecimentos para efetivar o Estatuto do Idoso, garantindo a proteção e o bem-estar dessa parcela da população”, frisou Elizabete Alves, integrante da SMDS.