Maio Laranja: SMDS debate ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes com rede intersetorial

Na tarde desta terça-feira (2), profissionais do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), reuniram-se no auditório do Complexo Municipal de Assistência Social com representantes da rede intersetorial* para um debate, de forma dinâmica, pela metodologia do World Café, sobre a campanha ‘Faça Bonito’.

Essa campanha faz parte do ‘Maio Laranja’, mês em que, no dia 18, do ano de 1973, Araceli, uma menina de oito anos, foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, em Vitória-ES. No ano de 2000, após a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, 18 de maio virou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Com esse mote, o objetivo do encontro foi apresentar aos participantes o motivo e importância da campanha, expor os materiais e locais onde eles podem ser encontrados, além de debater ações que possam ser trabalhadas nas comunidades locais.

“É vital promovermos a conversação entre os participantes, pois temos a finalidade, com esse debate, de criar estratégias de enfrentamento às questões que remetem a essa data”, frisou Ana Cláudia, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social de Quixaba (Cras Quixaba).

Célia Sulpino, Secretária da SMDS, ressalta que destacar a data é uma forma de mobilizar e sensibilizar a sociedade para a defesa das crianças e adolescentes de Quixaba.

“Assumimos o compromisso com o enfrentamento da violência sexual, onde cada política pública se responsabiliza para com o desenvolvimento de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, na realização de ações em três dimensões: mobilização e sensibilização de massa, incidência política e pauta técnica. Precisamos fazer bonito, e proteger nossas crianças e adolescentes”, finalizou a secretária Célia Sulpino.

*Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Vigilância Socioassistencial, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Creche Tudinha Pereira, EMEF Cícero Sulpino, EEEM Herculano Pereira, Secretaria Municipal de Saúde, UBS Robson Carneiro Pereira, Igreja Católica, Igreja Evangélica, Destacamento de Policia Militar no Município.