Notícias

Município celebra 100 anos de ilustre morador

Logo após a palestra, uma homenagem mais que especial foi feita a um dos ilustres presentes: Antônio Ferreira da Costa, conhecido como ‘Seu’ Antônio Preto, que completa, hoje, um século de vida.

Apresentado aos demais pelo Professor Raimundo Nonato como “um historiador ambulante”, ‘Seu’ Antônio Preto nasceu no dia 19 de abril de 1913, no sítio São Miguel, município de Remígio, Brejo paraibano.

‘Seu’ Antônio chegou a cidade de Quixaba aos 12 anos de idade, em 1925, onde, chegando na cidade, foi morar com o Sr. Manoel Candeia, tendo passado 40 anos na companhia dele.

Tendo dedicado grande parte da sua vida ao trabalho rural na agricultura, onde se tornou um grande experiente no trabalho árduo e tradicional da época, ‘Seu’ Antônio casou-se pela primeira vez aos 22 anos de idade, ficou viúvo em duas ocasiões, e veio a casar-se uma terceira vez.

Assim, ‘Seu’ Antônio fez uma família constituída por oito filhos, 19 netos, 14 bisnetos e três tataranetos das quatro mulheres com quem conviveu e convive até os dias de hoje.

Visivelmente emocionado e agradecido, ‘Seu’ Antônio assoprou as velas que marcavam sua vida e, por que não, a história do município também. Cortou o bolo e deu o primeiro pedaço à sua amada. Pacientemente tirou fotos e recebeu, com um sorriso estampado no rosto, os cumprimentos de todos.

 

Fonte: ‘Quixaba em décadas na memória de um centenário’, de Raimundo Nonato
« Voltar