O dia do Folclore foi celebrado no último dia 22 de agosto e, para comemorar essa data, as escolas da rede municipal de Quixaba promoveram uma semana inteira voltada para a data. Contudo, o encerramento das comemorações aconteceu apenas na manhã desta sexta-feira, 28 de agosto, na Escola Cícero Sulpino.
Alunos do 6º ao 9º ano reuniram-se no ginásio da escola municipal para participarem da Gincana Cultural, que teve o Folclore como tema central das provas: ditados populares, perguntas sobre o tema, provas surpresas, trava-línguas, questões de adivinhações e provas que envolviam cânticos típicos do folclore nacional.
Durante aproximadamente 3 horas, em clima de descontração e competitividade, alunos do Ensino Fundamental II colocaram em prática o que aprenderam durante a semana nas salas de aula a respeito do folclore brasileiro. Os alunos do fundamental I (1º ao 5º ano) exerceram torcida para os participantes enquanto, também, aprendiam sobre o tema.
A Gincana Cultural foi iniciativa do corpo docente da escola Cìcero Sulpino, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Quixaba, através da Secretaria de Educação do Município.
“O ideal nessa gincana é promover o aprendizado através do entretenimento. Percebemos, claramente, que os alunos foram receptivos à ideia pela maneira com a qual se empenharam ao longo da semana, estudando o folclore brasileiro, para porem em prática, hoje, o que aprenderam. Os professores da Escola Cícero Sulpino estão de parabéns pela iniciativa”, frisou Maria Rosineide, Secretária de Educação.
A brincadeira teve como vencedora a equipe do 9º ano, que somou, ao final da gincana, 17 pontos, seguida do 8º ano (16 pontos), do 6º ano (15 pontos), e do 7º ano (14 pontos).
« Voltar© 2026. Prefeitura Municipal de Quixaba. Todos os direitos reservados.