Educação: Creche celebra Dia Nacional do Livro Infantil; escolas municipais trabalham projeto sobre protagonismo infantil

A manhã desta terça-feira (18) foi de comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e início de importante projeto estudantil na rede pública de ensino de Quixaba.

Na Creche Tudinha Pereira, professoras e alunos, para celebrarem o Dia Nacional do Livro Infantil, trabalharam de maneira lúdica, especialmente por meio de representações teatrais, as principais obras de Monteiro Lobato, considerado o “pai da literatura infantil”. A data, 18 de abril, foi escolhida para comemorar esse dia por ser a data de nascimento do escritor paulista, nascido em Taubaté, e que escreveu 26 livros voltados para o público infantil durante sua carreira.

Já nas escolas Cícero Sulpino e Nobelino Leite, em paralelo aos trabalhos sobre o Dia Nacional do Livro Infantil, a professora Michelly Candeia, com apoio da educadora e bibliotecária Maria Daria, iniciou um projeto sobre protagonismo infantil baseado no desenvolvimento de uma sequência didática através do poema “Era uma vez, um gato xadrez”, onde os alunos tiveram acesso a atividades diversificadas e contextualizadas, e concluíram fazendo a apresentação para as demais turmas do Fundamental I do Cícero Sulpino, e para as turmas da escola Nobelino Leite.

“O protagonismo faz com que o estudante se torne autônomo na busca pelo seu conhecimento. Dessa maneira, ele se torna responsável por suas escolhas e decisões, se torna capaz de solucionar desafios, agir e pensar por si mesmo. No protagonismo estudantil, o papel do professor é atuar como mediador e não apenas como único condutor do aprendizado, criando assim um ambiente aberto para diálogos e opiniões, além de auxiliar os alunos na construção da própria aprendizagem”, disse a autora do projeto.