Foi realizada na manhã desta terça-feira (26), no ginásio da Escola Municipal Cícero Sulpino, o Dia A da Alfabetização, uma ação que teve o objetivo de apresentar à comunidade, por meio de apresentações teatrais e de danças, os resultados referentes ao incentivo da prática de leitura e escrita junto aos alunos do Ensino Fundamental I
Esse projeto faz parte do 'Compromisso Nacional Criança Alfabetizada' (CNCA), do Governo Federal, que tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças até o final do 2° ano do ensino fundamental, e a recuperação da aprendizagem de crianças do 3º, 4º e 5º ano. Na Paraíba, esse processo de alfabetização é realizado por meio do 'Integra Educação PB', que atua em regime de colaboração em educação em todo estado, através do 'Alfabetiza Mais Paraíba', com objetivo de alfabetizar crianças na idade certa em todos os 223 municípios paraibanos.
A alfabetização nas turmas do 1º e 2º ano do Fundamental I, em 2024, mostrou: no 1º ano, 64% dos alunos obtiveram aprendizado adequado em leitura e 93% aprendizado adequado em matemática. No 2º ano, 68% dos alunos indicaram aprendizado adequado em leitura e 42% aprendizado adequado em matemática.
Já a amostra quantitativa dos níveis de leitura apresentou, na Escola Cícero Sulpino, 16 leitores de texto, 6 de frases, 2 de palavras e 5 de sílabas, no 1º ano; e 12 leitores de texto, 4 de frases, 3 de palavras e 2 de sílabas, no 2º ano. Na Escola Nobelino Leite, onde o ensino é multisseriado (alunos de diferentes séries na mesma sala), são 3 leitores de texto, 3 de frases e 3 de palavras.
"Esses números refletem o comprometimento de nossos professores, que merecem nosso reconhecimento e gratidão, assim como as famílias, que necessitam ser parceiras fundamentais nesta jornada. Vamos continuar a trabalhar juntos, pois a alfabetização é responsabilidade de todos nós. Cada avanço é uma vitória coletiva", declarou Rianne Vanessa, coordenadora do Fundamental I.
Para a coordenadora do CNCA de Quixaba, Laudiceia Lourdes, poder contribuir com o processo de alfabetização e recuperação da aprendizagem tem valor singular.
"É uma emoção ímpar poder contribuir com o processo de alfabetização no nosso município. Como Articuladora do CNCA e professora dos anos iniciais, é um privilégio poder acompanhar o desenvolvimento de cada criança. Motivação, parceria, dedicação e trabalho em equipe nos levou a grandes avanços no processo de Alfabetização e na recomposição da aprendizagem para as turmas de 3 ° ao 5° ano", falou Laudiceia.
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