Boletim de Campo e Laboratório, da Coordenação da Vigilância Ambiental da 6ª Gerência Regional de Saúde (6ª GRS), de Patos, divulgado nesta segunda-feira (16), mostra que a Saúde de Quixaba tem mantido o controle sobre a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, e Zika vírus.
O Município atingiu o índice de 0,8%, ficando dentro do recomendado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), de que esteja abaixo de 1%. Esse resultado é fruto do primeiro levantamento de índice de Infestação Predial, em que 238 imóveis foram vistoriados em Quixaba, entre os dias 09 e 13 de janeiro de 2023.
“Alcançamos um índice importante dentro do que recomenda a OPAS, o que demonstra controle por parte do Município sobre esse vetor. A Saúde está de parabéns, bem como a população, que é parte fundamental nesse controle. Mas para que possamos manter Quixaba livre dos malefícios causados pelo Aedes, é vital manter a atenção e o alerta constante”, destaca o Secretário de Saúde, Davi Nunes.
Só em 2022, a Saúde de Quixaba promoveu dois mutirões de limpeza (junho e dezembro) como forma de antecipar o alerta de combate e conscientizar a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito.
© 2024. Prefeitura Municipal de Quixaba. Todos os direitos reservados.