A Secretaria de Educação de Quixaba aproveitou o último dia do mês de abril para realizar a 2ª Conferência Municipal de Educação – a primeira no Município, a COMEQ 2013.
A Conferência Municipal de Educação é fruto da Conferência Nacional de Educação (CONAE), evento cujo principal objetivo é o de elaborar uma proposta para a construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação e definir um Plano Nacional de Educação para os próximos anos, e esta foi a sua 2ª edição. A primeira aconteceu em 2009, em Cacimba de Areia.
O evento foi marcado por palestras e debates entre os participantes. Marcaram presença profissionais envolvidos com a política de educação do município, do poder público, trabalhadores da educação, conselhos, movimentos sociais, entre outros.
“Essa conferência foi o ponto de partida para o progresso da educação no município. Esse evento só acontece de quatro em quatro anos. É o momento da educação e temos que aproveitar para fazermos reivindicações que tragam benefícios para este campo”, destacou Maria Rosineide, Secretária de Educação.
Dentre os objetivos da COMEQ 2013: propor política nacional de educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino; avaliar a implementação das deliberações da Conferência Nacional de Educação/2010, verificando impactos e procedendo as atualizações de propostas para a elaboração de políticas nacionais de educação; e acompanhar o processo de implementação das diretrizes, medidas legislativas estabelecidas nos artigos da lei, metas estratégicas do PNE, contribuindo para articular o Sistema Nacional de Educação.
A temática central da COMEQ 2013 foi O Plano Nacional de Ensino (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, que foi discutido a partir dos eixos temáticos, que foram sete no total: I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; II - Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação remuneração, carreira e condições de trabalho; VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle dos recursos.
O Prefeito Júlio Cesar participou da cerimônia de abertura, frisou a importância da realização de um evento como esse e destacou o orgulho que sente da educação no município.
“Essa iniciativa serve de inspiração não apenas para a educação, mas para a administração municipal também. Quando vejo projetos como o ‘Sustentabilidade’, fico orgulhoso do corpo docente do município de Quixaba. Temos os melhores professores da região. Hoje, o ensino de Quixaba está no nível dos demais municípios. Espero que os professores presentes neste evento façam bom uso da ocasião e tomem decisões sensatas que contribuam para o progresso do ensino no município”, disse Júlio Cesar.
© 2026. Prefeitura Municipal de Quixaba. Todos os direitos reservados.