Notícias

Com quase 5 mil atendimentos em 2021, Farmácia Básica está de novo endereço

Pensando em oferecer um melhor espaço para atendimento à população, assim como proporcionar aos profissionais um local mais dinâmico e amplo para o exercício de trabalho, a Prefeitura Municipal de Quixaba mudou a Farmácia Básica de endereço em 2022.

Agora, o espaço fica no mesmo prédio da Secretaria de Saúde (antiga Creche Tudinha Pereira), e funciona de segunda a quinta, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 16h, e na sexta-feira em horário corrido, das 07h30 às 14h.

No período de março a dezembro de 2021, de acordo com levantamento da Secretaria de Saúde,  a farmácia municipal realizou 4.882 atendimentos (mais de 5.700 presrições), gerenciando um montante aproximado de 135 mil reais, entre medicamentos, material médico e insumos odontológicos.

“A Farmácia Básica não atende apenas a população diretamente com a dispensação de medicamentos, mas atende aos demais serviços de Saúde e setores administrativos no Município. É a Farmácia Básica que gerencia medicamentos injetáveis, materiais médicos e insumos odontológicos que são usados na UBS Robson Carneiro Pereira e até recentemente no Centro Covid”, destaca o farmacêutico Valmir Gomes.

Ainda de acordo com Valmir, um dos grandes diferenciais para a gestão da Farmácia Básica de Quixaba é o programa QUALIFAR-SUS, que traz melhorias para o funcionamento do estabelecimento, como por exemplo o sistema Hórus, que permite acompanhar as entradas e saídas de medicamentos, além de ser possível saber qual foi o paciente atendido, a quantidade de medicamento que o usuário está levando e o valor em reais que o Município pagou.

Para ser atendido, o usuário precisa estar portando a receita do medicamento, apresentar o cartão do SUS do paciente no qual foi prescrito a medicação e, em caso de medicamento controlado (tarja preta), deve apresentar a identidade (RG) de quem estiver pegando a medicação.



Transparência e importância da Comissão de Farmácia e Terapêutica na compra de medicamentos

A aquisição de medicamentos é um processo que requer transparência e eficiência por parte da Saúde de Quixaba, e diante disso, Valmir Gomes ressalta as normas seguidas pela Farmácia Básica de Quixaba para a compra dos produtos, e a importância da presença da Comissão de Farmácia e Terapêutica, criada em 2021, nesse processo.

“As compras de todos os produtos da farmácia, segue as normas de processos compra no setor público, via de regra na modalidade de pregão, realizada por uma comissão designada para esse fim. Em 2021, foi instituida a Comissão de Farmácia e Terapêutica que passará a selecionar e padronizar medicamentos, materiais médicos e insumos odontológicos no município. Sem dúvida alguma, vai ajudar a comissão de compras a fazer a aquisição de produtos”, frisou Valmir.

« Voltar