foto (10)
CLÁUDIA MACÁRIO LOPES

Cláudia Marcário Lopes (Republicanos) é nascida de 06 de junho, com 46 anos, nasceu, cresceu e vive até hoje em Quixaba. Contadora antes da vida política, Cláudia conseguiu sua segunda eleição para Prefeita Constitucional de Quixaba junto ao seu Dr. Miguel onde obteve a quantidade de 1.172 votos, o que equivale a 59,10% dos votos válidos da cidade. Em sua primeira gestão, a Prefeita Cláudia chegou mostrando que veio para levar Quixaba para o futuro.

Na educação, a nota 5.8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), neste ano, a maior na história da educação de Quixaba, que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas, não foi mero acaso. É fruto de muito trabalho, através dos incentivos governamentais corretos, como com a distribuição de merenda de qualidade, salas confortáveis, transporte gratuito, fardamento e material distribuídos em toda rede municipal.

A prefeita também entregou um prédio completo e ampliado da Creche Municipal Tudinha Pereira. Para a gestão que se inicia em 2021, Claudia afirma que irá dar ênfase aos projetos de capacitação continuada de professores e outros profissionais da educação e focar na valorização profissional da classe e na qualidade do ensino nas escolas municipais.

A Prefeita também pretende reestruturar, ampliar e implementar a tecnologia nas escolas (computadores e internet nas escolas com acompanhamento e monitoramento de produtos e serviços de manutenção e estrutura física, aparelhos de som e Datashow), além de ampliar o atendimento médico, odontológico, fonoaudiológico, psicológico e nutricional aos alunos da rede municipal de ensino, através da criação de um programa específico de atenção para a saúde do estudante. Na área da saúde, a Cláudia relatou o aumento nos atendimentos a população, pois passou a contar com uma equipe extensa pronta para os atendimentos.

Por semestre, a Prefeitura contou nos últimos anos mais de 20 mil atendimentos a população, além de cirurgias de catarata, e cirurgias de pequeno porte necessárias, conseguidas através de convênios da prefeitura com outros órgãos. Em sua segunda gestão nessa área, Cláudia diz que vai trabalhar para fortalecer um modelo de gestão compartilhada fundado no estabelecimento de diretrizes, objetivos, metas e controles gerenciais, além de implantar uma equipe de Atenção Primaria a Saúde-eAP, com médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem, para ampliar o acesso da população da zona rural e implantar serviços de tele atendimento/consultas para a realização de consultas médicas especializadas e exames por meio de acesso remoto.

A prefeita Cláudia e sua gestão, realizou diversos trabalho de recuperação de estradas na zona rural, que é de suma importância para a segurança e conforto de motoristas e motociclistas. Para isso, a Prefeita adquiriu em sua gestão uma máquina agrícola, que já ajuda tanto na recuperação de estradas quanto no corte de terras que sempre é disponibilizado para os agricultores.

É meta para os próximos anos realizar obras de pavimentação em bairros periféricos (ruas do Conjunto Dadá Pereira, Rua Zuca Pereira, outros...), além de aumentar a taxa de cobertura da rede coletora de esgoto e construir calçamentos nas principais ruas da comunidade rural Motorista. A Prefeita ainda pretende adquirir um caminhão compactador de lixo, reformar e ampliar o cemitério, iluminar as vias de acesso entre os povoados e sede municipal e reestruturar a iluminação pública, com implantação de lâmpadas de LED. “No momento atual se observa que o munícipio atinge um dos melhores índices da história na saúde, educação e desenvolvimento social, além de agricultura, esporte e obras estruturantes, que era um dos maiores anseios desta população. Que os próximos quatro anos sejam ainda melhores”, finalizou Cláudia.

fonte: Revista Políticas e Negócios