Notícias

Dando sequência ao projeto ‘Quixaba Verde’, Prefeitura inicia plantio de árvores em prédios públicos

A Prefeitura Municipal de Quixaba, por meio da pasta de Agricultura, começou nesta semana a fazer o plantio de árvores em prédios públicos, como ação do projeto ‘Quixaba Verde – Plantando o Bem’, uma parceria entre Prefeitura, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Centro Universitário de Patos (Unifip).

A sede da Prefeitura, o Centro COVID e a Creche Tudinha Pereira foram os primeiros locais beneficiados recebendo mudas de ipê. O próximo passo do projeto prevê a doação de mudas frutíferas para que os munícipes quixabenses (que tiverem interesse) possam fazer seu próprio plantio.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), O ipê se caracteriza por ser uma árvore de grande porte, adaptada ao calor e sol pleno, condições típicas de Quixaba, e
 as espécies mais comuns no País são o Ipê Amarelo, Ipê Amarelo da Serra, Ipê Amarelo do Cerrado, Ipê Branco, Ipê Rosa, Ipê Roxo ou Sete Folhas e o Ipê Roxo de Bola. O plantio, no Município, está sendo feito de mais de uma espécie, a fim de gerar maior valor estético e impacto visual. Com os devidos cuidados no dia a dia, os ipês atingem suas respectivas alturas em um período de três a quatro anos.

“A cidade mais arborizada trará enorme valorização estética ao Município, além de sombra, oxigênio e alimento para aqueles que plantarem as [mudas] frutíferas. Como falei em outra ocasião, esse projeto é um marco na cidade, que devido às suas características rurais, tem que ‘pensar verde’ sempre”, disse a prefeita Cláudia Macário, que fez o plantio de uma das mudas na Creche Tudinha Pereira, na tarde dessa terça-feira (22).

Lançado no Município em setembro de 2021, esse projeto está sendo executado por meio de alunos do curso de Engenharia Florestal da UFCG – Campus Patos, por meio do Programa de Educação Tutorial (PET) – Difundindo tecnologias para valorizar o Semiárido, e consiste na ideia de mostrar a importância das árvores e das florestas, contribuindo para a constituição de um ambiente arborizado fazendo doação de plantas nativas e árvores frutíferas para serem plantadas nas comunidades.

Atualizada em 03/03/2022 às 10h42

« Voltar