Saúde Contra a Dengue na Escola

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Quixaba, no cumprimento da agenda de ações do Programa Saúde na Escola, realizou na manhã dessa quarta-feira, 02 de maio, na quadra do ginásio esportivo da Escola Municipal Cícero Sulpino, um evento voltado ao combate do Aedes aegypti e outros insetos transmissores de doenças.

Gercino Costa, supervisor técnico da Vigilância Ambiental, e Francisco Pereira de Lucena (conhecido na comunidade como Caxias), supervisor de área, foram até à escola incumbidos de passarem, através de uma palestra e distribuição de panfletos, o máximo possível de conhecimento aos alunos do Cícero acerca dos riscos que representam alguns insetos que podem ser encontrados na região.

Além da palestra e da panfletagem, foi feita uma amostra dos mosquitos Aedes aegypti (nas suas quatro fases – ovo, larva, pulpa e o mosquito já adulto), transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya, o flebótomo, que transmite a Leishmaniose, o inseto Barbeiro, responsável pela transmissão da Doença de Chagas, além de alguns escorpiões. A ideia foi afeiçoá-los aos alunos para que os mesmos saibam identificar esses insetos caso se depararem com um.

“A maioria dos focos são encontrados no interior das residências, no solo mesmo. É fácil achá-los e combatê-los. Por isso, fizemos essa amostra principalmente às crianças”, destacou Gercino.