Saúde Bucal

Em parceria com o curso de Odontologia das Faculdades Integradas de Patos (FIP), a Prefeitura Municipal de Quixaba, por meio da secretaria de Saúde, realizou na manhã dessa sexta-feira, 24, na Escola Municipal Cícero Sulpino, uma ação educativa voltada para a saúde bucal.

A iniciativa, que contou com professores e alunos do curso de Odontologia das FIP, e profissionais da saúde de Quixaba – entre eles a odontóloga municipal Cleide Azevedo, foi dividida em duas partes, sendo uma voltada para alunos do fundamental I (1º ao 5º ano) e a outra para alunos do fundamental II (6º ao 9º ano), mostrando, em ambos os casos, como fazer a escovação dos dentes da maneira correta e manter-se livre de doenças que podem surgir devido a uma não-higienização adequada da boca.

Na ação voltada para o fundamental I foi montado um pequeno teatro com fantoches onde, na encenação, os personagens mostravam como os dentes deveriam ser escovados, enquanto era feita, paralelamente, uma explicação e amostra às crianças dos passos básicos para uma escovação correta.

Já com os alunos do fundamental II, a ação foi realizada na quadra da Escola. Palestra sobre escovação com demonstração e jogo de perguntas e respostas, com direito à torta na cara, foram as atividades realizadas junto aos mais velhos.

Ao final, com a supervisão dos idealizadores da ação, os alunos partiram para a prática e escovaram os dentes para mostrarem que aprenderam, de fato, como deve ser feita a higienização bucal da maneira correta para poderem ter uma boca saudável e livre de doenças.

 

Fotos: Secretaria de Saúde / Cleidy Santos

« Voltar