Programa Saúde na Escola

Presente desde 2009 no município de Quixaba, o Programa Saúde na Escola (PSE) foi criado em 2007 pelo Governo Federal (Ministério da Saúde e Ministério da Educação), e tem como objetivo instituir políticas de saúde voltadas para crianças e adolescentes da educação pública.

Em Quixaba, o PSE é executado pela Prefeitura Municipal por meio da parceria entre as secretarias de saúde e educação, e em seu nono ano, foram estabelecidas 12 ações a serem realizadas de junho de 2017 a junho de 2019 em toda a rede pública de ensino de Quixaba. Dentre elas, algumas já foram realizadas até o presente momento: combate ao mosquito aedes aegypti, e promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor.

E nesta quinta-feira, 03, teve início mais uma: a verificação da situação vacinal, com crianças da Creche Tudinha Pereira sendo vacinadas a fim de regularizem sua situação vacinal (confira no final da matéria o cronograma de vacinação nas escolas neste mês de agosto).

Para Marileuza Gomes, coordenadora pedagógica e representante da educação no PSE, é importante manter este elo entre educação e saúde.

“É um elo entre educação e saúde que dá a oportunidade aos alunos e pais de tomarem conhecimento acerca de técnicas preventivas de doenças”, frisou Marileuza.

A representante da saúde no Programa, Léa Candeia, destaca a importância do interesse dos pais nas ações do programa, pois a iniciativa do cuidado com a saúde deve partir de casa, sendo a escola um complemento.

“Estaremos dando ênfase na orientação, por exemplo, de questões relativas à prevenção sexual e uso de drogas, e identificação de patologias, para evitá-las futuramente. É importante que os pais participem desse programa, porque a escola é um complemento. Tudo começa em casa”.

As 12 ações a serem executadas pelo PSE nos próximos dois anos são:

- Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/Aids;

- Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

- Promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos;

- Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer na escola;

- Prevenção da violência e dos acidentes;

- Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;

- Promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor;

- Verificação da situação vacinal;

- Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável;

- Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;

- Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;

- Ações de combate ao mosquito aedes aegypti.

Calendário da semana de vacinação:

03/08/17 – Creche Tudinha Pereira

08/08/17 – Escola Nobelino Leite