'Outubro Rosa' 2018

Com a presença de aproximadamente 70 mulheres de diferentes comunidades do Município, e homens interessados em obter informação, a Prefeitura de Quixaba, com organização da Secretaria de Saúde, deu início oficialmente na noite dessa quarta-feira, 10 de outubro, nas instalações da nova sede da Unidade Básica de Saúde Robson Carneiro, às ações em torno do 'Outubro Rosa' 2018.

Anualmente, os órgãos de saúde no Brasil aproveitam o décimo mês do ano para promoverem campanhas de conscientização em torno do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo de útero também. Nessas campanhas, são desenvolvidas palestras, consultas, exames. A Prefeitura de Quixaba deu abertura com uma palestra ministrada pelo mastologista e cirurgião Thiago Pereira Alencar, que falou sobre os sintomas desses tipos de câncer, quais medidas devem ser tomadas após o diagnóstico, além de tirar dúvidas acerca dessas doenças.

Para o médico, é melhor substituir o medo pelo cuidado, seguir recomendações que ajudarão tanto a mulher, quanto o homem (em escala menor), a não desenvolverem esses tipos de câncer, e mesmo quando diagnosticada(o), iniciar o tratamento o quanto antes.

"Não é só Quixaba, mas todo o estado, país está envolvido nessa causa. Não é de  graça a presença de vocês. Vocês fizeram algum esforço para estarem aqui esta noite, assim, é importante falarmos sobre esses tipos de câncer, sobretudo o de mama, que está aumentado ano a ano, mas cuja melhor estratégia de combate é a prevenção, mesmo que de maneira secundária", disse o mastologista.

Apesar da palestra à noite, o 'Outubro Rosa' em Quixaba começou mais cedo. Ao longo dessa quarta, Dr. Luiz Eduardo fez seis ultrassonografias mamárias no Município, fruto de uma parceria com a Prefeitura.

A próxima ação acontecerá no dia 17 de outubro, quarta-feira, com um roda de conversa com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Quixaba (NASF Quixaba) e acolhimento na própria sede da UBS. No dia 24 de outubro, também quarta-feira, haverá uma atividade educativa com usuários do Centro de Referência da Assistência Social de Quixaba (Cras Quixaba). Dia 27 de outubro, sábado, será a vez de uma manhã de beleza acompanhada de conversas sobre táticas preventivas na Unidade Robson Carneiro. Por fim, no dia 30 de outubro, terça-feira, haverá a realização de mamografias (mediante encaminhamento médico) para mulheres dos 50 aos 69 anos de idade.

Após a palestra, houve sorteio de brindes e um lanche para os participantes.

APPC

Uma presença ilustre durante a abertura do 'Outubro Rosa' foi a da representante da Associação Patoense de Apoio aos Portadores de Câncer, a APPC, Lenice Fernandes, que falou um pouco sobre o trabalho realizado por essa Associação junto ao portadores de câncer da cidade de Patos e adjacências.

A APPC realiza um trabalho voluntário oferecendo apoio logístico (marcação de consultas, estada para pacientes de outras cidades), psicológico, afetivo e social (doação de cestas básicas).

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho da APPC, pode entrar em contato através dos telefones: (83) 9 9925-5953 (operadora Tim), e o (83) 9 8833-2004 (operadora Oi).