Notícias

Novo financiamento da APS: Prefeitura visa garantir mais acesso aos serviços da saúde à população

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Quixaba promoveu nessa quarta-feira, 12, no Centro de Treinamento, nos turnos da manhã e tarde, uma capacitação sobre Requisitos do Novo Financiamento da APS, apresentação e discussão dos resultados atuais.

APS é a sigla para Atenção Primária à Saúde que, na sua definição, é uma forma de organizar o atendimento no âmbito da saúde (ampliando o acesso aos seus serviços), garantindo a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo que sejam atendidas as necessidades e prioridades epidemiológicas, demográficas, socioeconômicas e espaciais, entre outras. O objetivo dessa capacitação é justamente este: ampliar o alcance e executar mais ações de saúde ante os munícipes quixabenses, para que nenhum cidadão fique sem o devido atendimento.

Fábio Júnior F. da Silva, que atua há mais de uma década no ramo da gestão de saúde pública, foi o responsável por essa capacitação, que teve foco na discussão de três requisitos: Capitação Ponderada (população cadastrada, vulnerabilidade socioeconômica, perfil demográfico, classificação geográfica), Pagamento por Desempenho (já com indicadores para 2020, 2021 e 2022) e Incentivo para Ações Estratégicas (Equipe de Saúde Bucal, Programa Saúde na Escola, Programas de Apoio à Informatização da APS, Programa Academia de Saúde).

Outro ponto relevante da capacitação foi a abordagem sobre a importância da qualificação dos cadastros na APS (por eliminação das inconsistências e duplicidades), que é de suma importância para vincular mais pessoas a equipes de saúde (é o registro da pessoa no SUS, com todos os dados dela) e ajudar, consequentemente, no planejamento das ações nessa área em relação a essas pessoas.

No turno da manhã, profissionais do Programa Saúde da Família (com destaque para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias) participaram da ação, enquanto à tarde, foi vez de membros do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da equipe gestora da Saúde de Quixaba.

Davi Nunes, secretário de Saúde, entende que essa ação trará mais eficiência aos serviços prestados pela saúde em Quixaba e que a população, com isso, será ainda melhor assistida pelos profissionais da pasta.

“A Prefeitura fez um contrato com o professor Fábio, que conhece bastante de gestão pública de saúde e APS, com o objetivo de que ele seja uma ponte entre as nossas dúvidas e a resolução delas. O município que não se atualizar com relação ao manuseio desse sistema – que implica, na verdade, uma readequação na maneira de trabalhar – vai ter bastante dificuldades para executar os serviços de saúde. E Quixaba, hoje, com isso, está se habilitando a oferecer uma melhor cobertura e prestação de serviços nesse setor à sua população”, destacou o secretário Davi.

« Voltar