Notícias

Melhoria da qualidade de vida: Cras Quixaba realiza ação sobre direito dos idosos

O Centro de Referência da Assistência Social de Quixaba (Cras Quixaba), integrada à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Quixaba, promoveu na manhã desta quarta-feira (23), na Câmara de Vereadores Municipal, por meio de uma palestra, uma reflexão sobre a questão do idoso no Município.

Organizada pelo Cras Quixaba, com apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), polo de Várzea, essa ação teve o intuito de contribuir para a melhoria de vida dessas pessoas através de uma exposição dialogada, mediada pelo Creas, onde o conhecimento de seus direitos (pensão alimentícia, Benefício de Prestação Continuada, direito ao transporte público, a remédios, atendimentos especializados), e o conhecimento da violação desses mesmos direitos (golpes através do crédito consignado, violência física e mental), podem interferir positivamente em seu dia a dia.

“Isso foi pensado especificamente para os idosos de Quixaba. Esperamos que essa participação deles hoje, aqui, possa ajudar a desenvolver ações que tragam melhoria de vida para cada um deles no Município”, frisou Elizabete Alves, coordenadora do Cras Quixaba.

Maria Alves Rodrigues, mais conhecida como Dona Preta, representante dos idosos na composição da mesa, disse que levará para a sua comunidade tudo o que fora aprendido nesse encontro. E recomenda que os demais presentes também façam o mesmo.

“Fico feliz com o que aprendemos aqui hoje. Espero que o que foi dito aqui seja levado para cada comunidade. É bom sabermos do que ainda pode ser feito pelas pessoas idosas”, concluiu Dona Preta.

O evento foi encerrado com uma discussão das ações pontuadas ao longo da manhã, em que, algumas delas (lidas e votadas), possam vir a ser implementadas no Município, trazendo, consequentemente, melhorias para as pessoas idosas de Quixaba.