Notícias

Educação de Quixaba figura entre as 50 melhores do Estado; na região de Patos, Município ficou em 2º

Após a Saúde, chegou a vez da Educação de Quixaba ser avaliada pelo Instituto Aquila, através do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). E entre os 223 municípios paraibanos, Quixaba ficou na 47ª posição (57,74 pontos atingidos na avaliação).

Para chegar a essa pontuação, que colocou a Educação do Município como “em desenvolvimento”, estando na 434ª posição no Nordeste (entre 1749 cidades), e na segunda colocação na Microrregião de Patos (que engloba nove cidades), foram monitorados 12 Indicadores de Governança*.

Assim como na avaliação da Saúde, a prefeita Cláudia Macário dividiu os méritos dessa avaliação com os responsáveis por fazerem a Educação de Quixaba no dia a dia.

“É com muita felicidade que recebemos, após o desempenho da Saúde, a posição de nossa Educação, especialmente a nível regional, considerando o Nordeste, a Paraíba e a região de Patos. Independentemente disso, o trabalho aqui continuaria sempre voltado para elevar mais nossos serviços, mas quando somos bem avaliados, ficamos felizes, especialmente pelas pessoas que diariamente trabalham nessa área. E essa conquista é deles”, frisou Cláudia Macário.

O IGMA, plataforma criada com um olhar municipal, tem o objetivo de engajar a população e os gestores municipais na busca pela melhoria do serviço público e o consequente ganho de qualidade de vida da população, além de, com essas informações, possibilitar ao gestor se aprofundar e estratificar as análises dos indicadores que sustentam cada pilar municipal, identificando onde ele deve atuar para promover excelência.



*Indicadores de Governança Monitorados:

Analfabetismo 15 anos ou mais
Expectativa de anos de estudo
Taxa de abandono anos finais Ensino Fundamental
Taxa de abandono anos iniciais Ensino Fundamental
Gasto com educação por aluno por ponto do IDEB
Resultado IDEB Anos Finais Ensino Fundamental
Resultado IDEB Anos Iniciais Ensino Fundamental
Distorção Idade-Série Ensino Fundamental
Acesso à educação infantil
Aplicação do mínimo constitucional em Educação
Aplicação mínima do FUNDEB
Aplicação mínima do FUNDEB Magistério


Com informações do site Polêmica Paraíba

« Voltar