Dois anos de gestão: um resumo das ações (Parte 1)

Educação

Na educação, Quixaba continua sendo referência entre os municípios da região. Fardamento, entrega de materiais para estudo, melhor estrutura para a prática de atividades, merenda e transporte escolar são assegurados desde o 1º dia de trabalho do atual governo.

Programas como o "PNAIC-Soma" e modalidades de ensino implementadas na educação municipal, "Educação de Jovens e Adultos" e o "Educação Inclusiva" - voltada para alunos com necessidades especiais, têm profissionais altamente qualificados à sua frente para execução. Outro ponto alto são os encontros pedagógicos, que têm proporcionado experiências maravilhosas aos educadores. 

Nesses dois anos, uma das novidades na educação ficou por conta da Psicologia Educacional, que tem contribuído, principalmente, para o estreitamento de laços entre escola e comunidade.

Em novembro de 2018 foi realizado o I Seminário de Educação Especial: profissionais da área e população em geral discutindo métodos educativos voltados para alunos especiais.

A merenda da rede de ensino é feita com base em um cardápio elaborado por um nutricionista, e preparada por merendeiras que têm aprimorado seus serviços por meio de cursos de manipulação de alimentos e manutenção da higiene no seu ambiente de trabalho.

Campanhas de conscientização são trabalhadas junto aos alunos, e as datas comemorativas, igualmente, têm espaço para celebração. Desenvolvimento de projetos educativos como o "Leitura e Escrita" estimulam o aprendizado, que transcende, também, o espaço físico das escolas, com a realização de aulas de campo.

E, por fim, o principal: Quixaba tem formado alunos, ratificando, assim, os esforços em manter a educação local em alto nível.


Cultura, Esporte e Lazer

Atividades culturais, esportivas e relacionadas ao lazer estão sempre na pauta da Gestão. 

O ano novo, do novo governo de Quixaba, começou com festa em praça pública, ao som do forrozeiro Roberto Vaneirão.

Os tradicionais Torneio Início e Copa União ajudam a movimentar a paixão dos amantes do futebol na cidade, porém, o incentivo ao esporte não para no futebol: a praça ficou lotada para acompanhar as duas edições do 'Festival da Arte Capoeira', evento realizado em parceria com a Abadá Capoeira.

A comemoração do 53º aniversário de emancipação política de Quixaba foi uma forma de reconhecer a história gloriosa que esse município e sua gente carregam.

Tanto em 2017, quanto 2018, as mamães quixabenses foram  homenageadas com grandes festas: show musical e um grande banquete nas dependências do Cícero Sulpino.

O 07 de setembro ficou marcado na história de Quixaba com a realização da primeira 'Caminhada Cívica' em 2017. Sociedade Civil e governo municipal caminhando em prol da promoção da paz e da cidadania.

A praça central ornamentada no período junino (fogueira, bandeirolas, e aquele velho e bom forrozinho) é obrigação no mês de junho, enquanto a ornamentação natalina já virou tradição.


Agricultura

Apesar da escassez de chuvas, desde 2017 o corte de terras para plantio não tem faltado para que o homem do campo plante, principalmente, seu milho e seu feijão.

A parceria da Agricultura com a Emater merece um destaque especial: doação de sementes e de mudas, Projeto Jovem Rural,  Oficina de Alimentação Animal são algumas das ações realizadas nesses últimos anos que têm beneficiado o agricultor local, além de acompanhamento, orientação e suporte aos agricultores nos programas sociais (Garantia-Safra, PNAE), auxílio nas eleições nas eleições do Conselho Municipal Rural, mapeamento da produção agrícola.

O curso de manipulação de pimenta, voltado principalmente para as agricultoras de Quixaba, foi, de certo, um grande acerto da pasta. Por meio desse curso, as agricultoras aprenderam que uma das grandes matérias-prima local, a pimenta, pode ser utilizada de várias maneiras (e render um dinheiro extra através da sua utilização). 

E a atenção com a mulher do campo é mesmo especial. Através da parceria com a assistência social, foi realizada a primeira palestra no Município voltada especialmente para essas mulheres, uma palestra sobre autonomia, empoderamento e o quão produtivas as mulheres podem ser na lavoura.


Estradas e Rodagens

A manutenção de vias urbanas e rurais é função da Secretaria de Estradas e Rodagens. Nesses dois anos, estradas vicinais, bem como as vias de tráfego urbano, têm sido recuperadas e mantidas em bom estado graças ao trabalho dessa pasta. 


Transportes

Entre aquisição de novos e recuperação de antigos, Quixaba, hoje, dispõe de mais de 20 transportes a serviço da população, mantidos com recursos próprios e regularmente inspecionados por órgãos competentes para estarem sempre aptos a rodarem, e suprirem necessidades básicas da sua população, como: abastecimento de água, transporte de pacientes ou manutenção de vias urbanas e rurais.

« Voltar