Notícias

Com participação da gestão municipal, eleição define nova composição do Conselho Municipal de Saúde de Quixaba

Com participação – na grande maioria – de profissionais da Saúde de Quixaba, foi realizada na manhã desta quarta-feira (28), no prédio da própria Secretaria, a eleição que implicará a nova composição do Conselho Municipal de Saúde de Quixaba (CMS-Quixaba).

Na presença de representantes da comunidade, gestão municipal (dentre eles, o secretário de Saúde, Davi Nunes) e trabalhadores da Saúde, o processo eleitoral, conduzido pelo conselheiro Valmir Gomes, elegeu Eguiberto Júnior como novo Presidente do Conselho, e Pedro Gonçalves como Primeiro-Secretário.

Valmir, que foi eleito representante da gestão na composição do CMS-Quixaba, enalteceu a importância do papel dos conselheiros na hora de ouvir a população e levar as sugestões até o executivo municipal.

“Demandas e problemas de saúde que impactam diretamente a população devem ser levadas pelos conselheiros ao Conselho, cujas resoluções têm poder e devem ser cumpridas pelo Executivo, desde que respeite a legislação e regimentos. Independentemente da eleição, a importância da participação da comunidade (que representa 50% do CMS-Quixaba) reside na contribuição por parte dela no planejamento, gestão e avaliação da saúde a nível municipal. Essa participação da comunidade satisfaz o controle social que deve ter no SUS, e ajuda a conseguiremos cada vez mais melhorias na nossa Saúde”, destacou o conselheiro.

A composição do CMS local ficou desta forma:

Representantes da Gestão 
Valmir Gomes e Davi Nunes / Sandra Maria e Luciana F. Monteiro (Suplentes)

Representantes dos Funcionários 
Eguiberto Júnior e Kildenn Tadeu / Rosa Cleide e José Macedo (Suplentes)

Representantes dos Usuários Jovens 
Juciano B. da Silva e Geovanio de Oliveira

Representantes das Pessoas com Deficiências 
Pedro Gonçalves e Maria Victoria de Oliveira

Representantes dos Portadores de Doenças Crônicas 
João Pedro Laureano e Francisco Macedo

Representantes do Grupo de Mulheres 
Ivana Valéria e Lucineide de M. Oliveira

« Voltar