Notícias

Campanha de Vacinação contra a Gripe se inicia em Quixaba com vacinação em idosos e profissionais da Saúde

Começou nessa segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Quixaba. A primeira fase dessa campanha tem como alvo, até metade de abril, a imunização de profissionais da saúde e idosos do Município.

Conforme decretado pela Prefeitura Municipal de Quixaba no dia 18 de março, os idosos do Município que não puderem sair de casa - e em razão de estarem no grupo de risco de contaminação do Coronavírus (COVID-19) - serão vacinados em seus respectivos domicílios pelos profissionais da Secretaria de Saúde. A ideia é mantê-los o máximo possível em suas casas, pois, de acordo com o Ministério da Saúde, os casos mais graves de infecção provocados pelo Coronavírus, no País, acontecem em pessoas com mais de 60 anos.

"Começamos na segunda, vacinando profissionais da saúde e idosos acamados e os que não podem sair de casa. Na terça, usamos a estratégia de realizar por áreas: ficamos em um ponto fixo na rua e o Agente Comunitário de Saúde convoca, pessoalmente, de um por um para não haver aglomeração. E hoje, iremos à Rua Manoel Candeia. Como temos apenas 20 doses de vacina no nosso estoque, estamos aguardando chegar mais doses para atendermos toda a cidade", destacou a enfermeira Germana Sulpino, informando que as vacinações em idosos, até o final de março, acontecerão na zona urbana e, a partir de abril, serão iniciadas na zona rural. 

A vacinação em idosos e profissionais da saúde se estenderá até o dia 15 de abril. A partir de 16 de abril, segunda fase da campanha, será a vez de professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas. Mães no pós-parto, crianças ( até os 5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com 55 anos ou mais, e pessoas com deficiências, só a partir de 09 de maio, quando será dado início à terceira fase da vacinação.

É sempre bom lembrar que A VACINA DA GRIPE NÃO SURTE EFEITO CONTRA O COVID-19, porém, ao vacinar-se contra a influenza, fica mais fácil de diagnosticar eventuais casos do novo vírus no Município, já que possui sintomas parecidos com os do Coronavírus.

« Voltar