Autonomia das Mulheres do Campo

Nessa quinta-feira, 05 de outubro, aconteceu no auditório do Centro de Referência da Assistência Social de Quixaba (Cras Quixaba) o evento “Mulheres do Campo Construindo a Autonomia: gênero, empoderamento e quintais produtivos”. O trabalho foi uma colaboração entre Prefeitura Municipal de Quixaba, por meio das Secretaria de Agricultura e Assistência Social (Cras Quixaba), e Emater-PB.

A Prefeita Cláudia Macário realizou a abertura do evento ressaltando a importância em gerar renda para as mulheres.

“Não estamos mais naquele tempo em que a mulher era dependente do marido e ela ficava em casa esperando o marido contribuir com o que sobrava para que ela pudesse comprar algo para ela. Então, o intuito disso é motivar vocês, mulheres e donas de casa, a terem a sua própria renda”, destacou a mandatária.

Leonardo Navarro, extensionista do IFPB, dando sequência ao evento, apresentou seu projeto sobre Aquaponia na Agricultura Familiar - no qual a Prefeitura é parceira social de desenvolvimento do projeto - mostrando que poderia ser uma boa prática nessa estrutura de quintais produtivos, trazendo economia no processo e a utilização de materiais simples.

Em seguida, a psicóloga do Cras Jucirléia Ferreira de Medeiros, junto com estagiárias das FIP, explicou o que seria o empoderamento, fazendo com que o grupo presente pudesse participar e retratar a sua realidade.

No último momento de palestras, Celiane Medeiros, extensionista social da EMATER, abordou a temática dos quintais produtivos, abordando a questão da segurança alimentar e das diversas modalidades de quintais, como os pomares, quintais de ervas medicinais, entre outros.

O evento terminou com a distribuição de mudas frutíferas para as mulheres presentes, de forma que elas possam dar início à busca pela sua própria renda.