Atividades do PNAIC e Soma são retomadas em Quixaba

Dando sequência ao que fora iniciado em 2017, a Educação de Quixaba retomou no final de março (dia 28) as atividades relacionadas aos programas de alfabetização PNAIC e Soma.

Na Câmara de Vereadores de Quixaba Casa José Luiz Bezerra, professores do ciclo de alfabetização infantil (Pré I e Pré II) e ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) se reuniram, para a sequência dos trabalhos nos programas, com as formadoras Rianne Vanessa, Laudicéia Lourdes e a coordenadora do programa Marileuza Gomes com o objetivo de expandir o engajamento nas propostas dos programas e buscar inovação nas suas práticas pedagógicas dentro deles.

“A escola é um espaço que deve permitir que o aluno seja um ser pensante, criativo e com autonomia. O PNAIC, atrelado ao Soma, traz uma reflexão sobre o processo de letramento e alfabetização em linguagem e matemática que é extremamente válida para o desenvolvimento do alunado”, destacou a formadora Laudicéia Lourdes.

O PNAIC, programa do Governo Federal que foi aderido há cinco anos (desde 2013) pelo Município, e incorporado à Educação Infantil em 2017, “é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental”.

Já o Soma, é um programa do Governo do Estado da Paraíba que aspira à alfabetização plena ao fim do 3º ano do ensino fundamental, a garantia de níveis de letramento para estudantes do 5º ano e auxílio aos alunos dos anos finais do fundamental, além de prestar a capacitação dos profissionais da educação para isso, oferecendo materiais didático-pedagógicos das disciplinas de português e matemática.

O PNAIC e o Soma vêm sendo trabalhados harmonicamente na rede pública de ensino de Quixaba.

« Voltar