Alimentação Saudável

A ciência, hoje, enxerga uma espécie de segundo cérebro dentro da barriga humana.  Alguns pesquisadores, de acordo com matéria da 'Super Interessante', alegam que  dentro do sistema digestivo há meio bilhão de neurônios e mais de 30 neurotransmissores, tudo isso com a finalidade de controlar uma função essencial do corpo, a de extrair energia  do que é consumido. Logo, para garantir um bom funcionamento desse "segundo cérebro" é de suma importância ter uma alimentação saudável, desde o que é ingerido ao modo de preparo dos alimentos.

Partindo dessa premissa, foi organizada na Escola Municipal Nobelino Leite, que fica na zona rural de Quixaba, uma pequena palestra com o nutricionista municipal Glauber Melquíades, nessa terça-feira, 17, com pais de alunos, para orientá-los melhor sobre a importância de uma alimentação saudável e sobre o que deve ser evitado pelas crianças (guloseimas e afins), sobretudo no ambiente escolar.

"Temos aqui (na Escola Nobelino Leite), e em toda rede pública de ensino de Quixaba, um cardápio saudável, no qual é fornecido diariamente ao alunado tudo o que há de melhor e mais saudável", destacou Glauber.

Desde 2009, a gestão municipal de Quixaba vem trabalhando para garantir a melhor merenda possível ao alunado quixabense. A execução das diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é tratada como prioridade na educação de Quixaba que, através do seu nutricionista municipal, mantém contato frequente com os produtores dos alimentos que vão para as escolas e creche de Quixaba. A Prefeitura, também, chegou a triplicar o repasse ao Programa Agricultura Familiar ao longo desses anos. Tudo isso fez com que, além da excelência na merenda, Quixaba chegasse a figurar entre os 40 municípios de pequeno porte que concorreram ao Prêmio Gestão de Merenda Escolar em todo o País em 2011.

Participaram da ação, além dos pais, professores, auxiliares de serviço, a coordenadora pedagógica Carleusa Monteiro e a diretora da escola Rosineide Oliveira.
« Voltar