Aleitamento Materno

Para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), a Prefeitura Municipal de Quixaba, por meio da secretaria de saúde, em parceria com a Maternidade Peregrino Filho, através do Banco de Leite Humano Dra. Vilani Kehrle, da cidade de Patos-PB, realizou nessa última quinta-feira, 03, no Centro de Referência de Assistência Social de Quixaba (Cras Quixaba), uma palestra sobre a importância do aleitamento materno.

A palestra foi ministrada pelas profissionais do Banco de Leite, e teve como público-alvo gestantes e puérperas (que tiveram filhos recentemente) do Município. A ministração buscou esclarecer dúvidas das mulheres quixabenses e incentivá-las não só a amamentarem, como também, a doarem o leite materno.

As profissionais falaram sobre dicas de amamentação, demonstrando, na prática, como deveria ser feita, alertaram sobre a importância da higienização da mama e da manutenção de uma boa saúde (boa alimentação, evitar tomar remédios por conta própria), e encerraram expondo alguns direitos dos quais uma mãe que amamenta seu filho tem.

O objetivo da SMAM, cujo tema, em 2017, foi “Amamentar, ninguém pode fazer por você – todos podem fazer junto com você”, é conscientizar sobre a importância da amamentação e doação do leite materno, vai de 1º a 7 de agosto, e no Brasil, devido a essa semana, acabou sendo criado por lei, em abril deste ano, o “Agosto Dourado”, conhecido como o mês do aleitamento materno.