Abertura do I Encontro de Trabalhadores do SUAS

Por meio da Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura de Quixaba deu início ao “I Encontro de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras Quixaba), na manhã desta quinta-feira, 1º de março.

O evento reuniu os 21 funcionários que, hoje, prestam serviços referentes à Assistência Social em Quixaba. De acordo Derivan Ribeiro, coordenadora do Cras Quixaba, esse encontro servirá para fortalecer as relações de trabalho entre eles.

“O objetivo desse encontro é integrar os trabalhadores do SUAS, para que a gente fortaleça as nossas relações, pois entendemos que é dessa maneira que podemos desenvolver ações mais efetivas. É um momento de reflexão e diálogo sobre os princípios éticos do SUAS e as respectivas atribuições de cada um”, frisou a Coordenadora, ressaltando que é o momento para consolidar o planejamento mensal do Cras Quixaba também.

“Planejamento”, “Compromisso” e “Responsabilidade” foram as palavras-chave utilizadas pela secretária de assistência social Anna Christina para justificar a importância do acolhimento aos profissionais da sua pasta e tornar os serviços do Centro ainda mais eficientes.

“É um trabalho (da Assistência Social) de grande importância para a população. A prioridade de uma gestão é o seu povo. Com o acolhimento, com as conversas, prestamos esse serviço. Não existe trabalho bem feito sem planejamento. O compromisso e a responsabilidade são pontos cruciais para um trabalho dar certo”, pontuou Anna Christina.

Uma novidade, durante esse acolhimento, foi a apresentação de Bruna Alves, nova facilitadora do Cras Quixaba, que ficará responsável pelas aulas de balé.

O “I Encontro de Trabalhadores do SUAS” será dividido em duas etapas: o encontro desta quinta-feira será a primeira, enquanto a segunda etapa acontecerá na quinta-feira da próxima semana, dia 08 de março, também no auditório do Cras Quixaba.

A programação do Encontro será a seguinte:

Dia 01/03

08h – Abertura (Anna Christina)

08h30 – Mesa Redonda: Princípios Éticos do SUAS (Ana Paula; Ana Cláudia; Elizabete)

10h30 – Exibição do filme “O Triunfo”

12h – Almoço

13h – Atividade em grupo: “Como podemos promover o triunfo do SUAS no Município?”

14h – Socialização das produções

15h – Atribuições dos trabalhadores do SUAS: Articulação PAIF x SCFV (Maria Derivan)

16h – Apresentação do calendário socioassitencial 2018 (Liliane Guedes)

16h30 – Coffee Break