Breve História da Cidade de Quixaba

Localizando-se na região geográfica natural do Estado da Paraíba, no baixo sertão do Piranhas e na microrregião da depressão do Alto Piranhas, à 292 km de João Pessoa, o município de Quixaba era pertencente ao município de Cacimba de Areia. Mas em 1964, com a necessidade da independência, o então representante na Assembleia Legislativa, o deputado Dr. José Afonso Gayoso elaborou um projeto de lei, e Quixaba foi elevada à categoria de cidade com a criação da Lei de nº 3.170 de 06 de maio de 1964, sendo o governador da época Pedro Moreno Gondim.

Os primeiros habitantes do município foram os membros das famílias Ferro, Candeia e Pereira. A história conta que as fazendas Quixaba Velha e Quixaba, pertencentes aos senhores Manoel Pereira e Manoel José de Maria, deram origem ao atual município no início do século passado. E para a origem do nome da cidade, existem duas versões: a primeira diz que o nome da cidade é oriundo do tupi qüessaba, que significa "lugar de dormir, rede, o pouso"; enquanto a segunda versão diz que o nome da cidade se originou de uma planta chamada Quixabeira, que existia em grande quantidade na região.

Com uma área de 156,683 Km², o município ocupa o 131° lugar no Estado em extensão territorial, tendo, de acordo com estimativa do IBGE em 2016, uma população de 1.933 habitantes (10,84 habitantes por km²). O clima é predominantemente quente e seco, e durante a maior parte do ano enfrenta estiagens; a vegetação local é constituída, basicamente, de plantas de baixo porte.

A economia da cidade depende, em grande parte, do repasse de verbas públicas como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por exemplo, mas é apoiada, também, na agricultura de subsistência, na criação de pequenos rebanhos e no pequeno comércio.

São Francisco de Assis é o padroeiro da cidade, que é adepta, em sua maioria, à religião católica. As missas são realizadas todos os domingos na igreja que leva o nome do santo padroeiro, que tem seu dia comemorado em 04 de outubro, onde são realizadas quermesses e montado pavilhão para o dia festivo.

Os limites do município de Quixaba são: ao norte, São Mamede; ao sul, Cacimba de Areia; ao leste, Passagem; e a oeste, Patos.

História Política

- Enquanto não foram realizadas as primeiras eleições na cidade de Quixaba, já que a emancipação política só aconteceu em 1964, o poder executivo do município foi exercido, pela primeira vez, por Antônio Félix de Mendonça, nomeado pelo então governador Pedro Gondim, ficando como prefeito de 1964 a 1966.

- O primeiro pleito foi realizado apenas dois anos depois, no dia 15 de agosto de 1966, data designada pelo Tribunal Regional Eleitoral para as eleições municipais, quando foram eleitos Alcides Candeia para prefeito e Eduardo Pereira da Silva (Dadá Pereira) como vice-prefeito, que após quatro meses assumiu o poder executivo municipal com a renúncia de Alcides Candeia. Dadá Pereira exerceu mandato de 1966 a 1968.

- O segundo prefeito eleito foi Edmilson Pereira de Lima, que governou de 1969 a 1972.

- Pedro Candeia de Lima governou de 1973 a 1976, e foi o terceiro prefeito do Município de Quixaba.

- Em seguida, Edmilson Pereira de Lima é eleito pela segunda vez, e exerce o seu segundo mandato por seis anos, indo de 1977 a 1982. Foi o quarto eleito por meio de pleito.

- O quinto prefeito foi novamente Alcides Candeia Pereira, eleito pela segunda vez. Governou de 1983 a 1988.

- O chefe do poder executivo de número seis, eleito através de um pleito, foi Dadá Pereira, que assumiu em 1966 após renúncia de Dr. Alcides, e teve o seu segundo mandato de 1989 a 1992.

- Logo depois, quem assumiu foi Laerte Candeia Anastácio (Totó Candeia), chefe do executivo de 1993 a 1996.

- João Marcos da Silva, conhecido como "João Vaqueiro", governou logo após Totó Candeia, de 1997 até o ano de 2000.

- Por dois mandatos seguidos, o primeiro de 2001 a 2004, e o segundo de 2005 a 2008, quem governou o município foi Marli Candeia da Silva, a primeira prefeita de Quixaba.

- Assim como Marli Candeia, Júlio Cesar de Medeiros Batista também assumiu o município de Quixaba por oito anos: primeiro mandato entre 2009 e 2012, e o segundo entre 2013 e 2016.

- Na sua 13ª eleição municipal, em 2016, Quixaba elegeu sua segunda mulher como chefe do executivo na história, Cláudia Macário, tendo Miguel Arcanjo como vice. O mandato da segunda prefeita de Quixaba será de 2017 a 2020.

*Atualizada em 26/12/2016