Semana Pedagógica 2019: um resumo do evento que abre as atividades da Educação em Quixaba

A Semana Pedagógica 2019 aconteceu entre os dias 04 e 08 de fevereiro este ano. O evento abre, oficialmente, as atividades relativas à Educação de Quixaba. Secretária, coordenadores, professores e demais profissionais da pasta, reúnem-se anualmente, antes do início das aulas para traçarem o planejamento referente às atividades letivas. Do curso de capacitação das merendeiras até o planejamento das atividades letivas, um resumo da Semana Pedagógica:

Capacitação de Merendas

Esse curso reuniu, na segunda-feira, 04 de fevereiro, todas as profissionais da educação que trabalham fazendo o manuseio e preparo de alimentos nas escolas da rede pública de ensino de Quixaba, e tem o intuito de manter a excelência da merenda local que já chegou a figurar entre as 40 melhores do país.

“As merendeiras são parte essencial do organismo escolar. Têm alunos que só conseguem comer na escola, logo, o papel dessas profissionais acaba se tornando bem importante. Este ano, iremos promover ações ainda maiores junto a essa parte (do preparo da merenda) da educação. Além de fardamento e ambiente de trabalho adequados, elas receberão, constantemente, treinamento para um melhor desempenho profissional, todos certificados”, ressaltou a secretária de educação Thaísa Renata, que apresentou a nova nutricionista local Bruna Maria Filgueiras, responsável pelo acompanhamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, na educação de Quixaba em 2019.

Acolhida aos professores, palestra sobre o AEE e distribuição de kits

A ação, ocorrida na quarta-feira, 06 de fevereiro, já contou com a participação do corpo docente da rede pública de ensino do Município, e começou com a secretária de educação de Quixaba Thaísa Renata enfatizando a importância de cobranças em termos de rendimento, de metas atingidas na Educação, além de apresentar as justificativas nas mudanças na estrutura educativa para este ano letivo.

“Temos que fazer as coisas acontecerem, considerando os novos tempos em que vivemos, e fazendo disso tudo uma nova história com novas oportunidades para todos. Tenho certeza de que teremos um ano melhor, mais firme nas ações”, frisou a secretária antes de apresentar a nova equipe de Educação de Quixaba para 2019: Laudiceia Lourdes na Creche Tudinha Pereira; Marileuza Gomes na Escola Cícero Sulpino, com os apoios de Rianne Vanessa e Nilmara Vieira; Lília Silva Batista no Atendimento Educacional Especializado (AEE); Carleusa Monteiro nas escolas da zona rural; e Elma Deliam Ribeiro no Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Após a apresentação da nova equipe, as professoras Nilmara Vieira, Lília Batista e Synara Brito ministraram uma pequena palestra para os professores sobre alunos com necessidades especiais, intitulada “Responsabilidade do professor e o desafio da inclusão”, em que foi mostrado um pouco de suas respectivas experiências no trabalho realizado junto a esses alunos, com base na empatia, amor, envolvimento e poder da diferença.

A manhã de atividades foi encerrada com a distribuição de kits (contendo caderno, lápis, apagador e pasta) que servirão como instrumento de trabalho para os educadores.

Planejamento

Nesses dois últimos dias, 07 e 08 de fevereiro, os professores de Quixaba se reuniram para elaborarem o planejamento das atividades educativas que serão executadas ao longo do ano. Na quinta, professores da zona rural, instalados na Câmara de Vereadores, e professores do Cícero e da Creche nos seus respectivos locais de trabalho, traçaram o planejamento para o ano letivo como um todo.

Nesta sexta, o planejamento já foi voltado para a acolhida aos alunos que acontecerá nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, quando as aulas referentes ao ano letivo 2019 começarão.

Como disse Marileuza Gomes, a nova diretora da Escola Municipal Cícero Sulpino: "A hora chegou, vamos todos dar as mãos".