Semana de Conscientização

O mês de abril tem grande importância para alunos com necessidades especiais. Isso porque nos dias 02 e 08 do referido mês são celebrados, respectivamente, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e o Dia Nacional do Sistema Braile. E pensando em ações que visem à conscientização dos demais, desde a semana passada a equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Cícero Sulpino vem promovendo a importância dessas duas datas no ambiente escolar.

De maneira multidisciplinar, a equipe de AEE, através de palestras, rodas de conversa, exibição de vídeos e ações didáticas, vem incentivando alunos a refletirem acerca da importância de conhecerem o comportamento de uma criança autista (e como procederem diante dela) e a do sistema braile para quem é deficiente visual e frequenta o meio escolar, mostrando que, apesar das limitações, essas crianças são capazes de irem além, desde que respeitadas e motivadas num determinado meio.

Para Nilmara Vieira, professora municipal e integrante da equipe de AEE, que conta com a participação, também, da professora Synara Brito, a busca pela conscientização leva à inclusão, e o que vem sendo aprendido na escola pode ser, tranquilamente, também, utilizado no dia a dia fora dela.

“A inclusão já é uma realidade há algum tempo. Não podemos mais aceitar as pessoas falarem que as crianças especiais são incapazes. Por isso, buscamos conscientizar, alertando para a importância da inclusão, trazendo à escola informações através de palestras, vídeos e conversas informais sobre os transtornos e deficiências existentes na nossa comunidade”, destacou Nilmara.

Essa ação foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Quixaba através da Secretaria de Educação.