Saúde do Homem: palestra reúne mais de 100 homens no Dia 'D' do 'Novembro Azul'

O Dia ‘D’ do Novembro Azul, em Quixaba, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 23 de novembro. 112 homens compareceram às dependências do Cras Quixaba para uma palestra do cirurgião e urologista Dr. Eliseu José de Melo Neto acerca de esclarecimentos sobre a saúde do homem e, principalmente, do câncer de próstata.

“Chegamos num momento em que, nós (homens) temos que refletir seriamente com relação a nossa saúde. O homem, em relação a mulher, cuida bem menos de sua saúde. Só procuram o médico quando estão em situação crítica. Temos que mudar essa realidade”, instigou Dr. Eliseu, frisando que, a cada três pessoas que morrem no Brasil, duas são homens, e que a cultura machista (beber, fumar, andar em alta velocidade no trânsito, não se consultar com um médico), responsável, por vezes, por levar o homem a uma vida mais desregrada, tem papel fundamental nessa constatação negativa.

O ‘Novembro Azul’ vem sendo realizado anualmente em Quixaba, e é uma forma de a Prefeitura Municipal, através da sua pasta de Saúde, demonstrar a importância do cuidado com a saúde do homem no Município. Para a secretária de saúde Sandra Maria, a cada ano que passa, a mobilização vai surtindo ainda mais efeitos.

“Os homens de Quixaba estão cada vez mais flexíveis à ideia de cuidar mais de sua saúde. Além de trazer conhecimento por meio dessa palestra, visamos disponibilizar para o cidadão um atendimento de qualidade, custeado pela Prefeitura, para que ele possa estar em dia com a sua saúde. Vamos acabar com toda demanda reprimida que existir por meio dos atendimentos em prol do ‘Novembro Azul’, mas vamos, principalmente, conscientizar nossos homens a serem mais responsáveis com a sua saúde”, frisou Sandra.

Atendimentos

A Secretaria de Saúde Quixaba estará recolhendo todas as requisições, junto ao médico generalista local Bruno Nobre, para a realização do exame de antígenos específicos da próstata, conhecido como PSA, usado para detectar o câncer de próstata. Esses exames começarão a ser feitos já nesta segunda-feira.

Após a realização desse exame, acontecerá o atendimento com o urologista, que será dividido em grupos com 50 homens em cada, onde será feito, além do exame de toque retal, a ultrassonografia.