Projeto Jovem Rural

Tendo o jovem quixabense que pretende seguir no ramo da agricultura como alvo, a Prefeitura Municipal de Quixaba, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado da Paraíba (Emater-PB) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB), deu início ao projeto “Jovem Rural” no município de Quixaba.

O propósito do “Jovem Rural” é realizar um trabalho junto aos jovens que queiram seguir no ramo do trabalho no campo, voltando-se, principalmente, para a inserção deles no programa Agricultura Familiar, beneficiando-os com uma ocupação profissional que traga rentabilidade financeira e bem-estar social.

O trabalho feito no projeto será de orientação: plantio da pimenta, feijão e milho, criação de caprinos, ovinos, bovinos e de galinhas caipira e de capoeira, trabalhos realizados, comumente, pelo homem do campo em Quixaba.

Os pré-requisitos para participar do “Jovem Rural” são: estar acima dos 18 anos de idade, dispor de toda documentação pessoal e da propriedade onde reside, apresentar o contrato de parceria com o proprietário da terra onde o agricultor atua, além de ter origem ruralista no município de Quixaba.

Atendendo a todos esses pré-requisitos, o jovem agricultor passa a ter direito à DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), podendo, desse modo, participar do Programa Agricultura Familiar, e ser beneficiado com o crédito do Agroamigo, programa de microfinança do Banco do Nordeste.

« Voltar