Prefeitura promove novo encontro com agricultores e esclarece dúvidas sobre PNAE

15 dias após a primeira reunião, a Prefeitura Municipal de Quixaba, numa ação conjunta entre as pastas de Educação, Agricultura e Administração, com o apoio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER), realizou na manhã desta quarta-feira, 27 de fevereiro, mais um encontro com os agricultores que integram o Programa Agricultura Familiar para falar, mais uma vez, sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A reunião, que aconteceu na Câmara de Vereadores do Município, foi conduzida pela nutricionista Bruna Maria, com a participação da secretária de agricultura Vanessa Lacerda e do representante da Secretaria de Administração, na parte de procedimentos licitatórios, Denis Oliveira.

O objetivo básico da reunião foi gerar – com base em nove eixos – esclarecimentos, responder dúvidas e dar dicas a respeito de procedimentos dentro do PNAE:

1. Aquisição de gêneros (quanto, quando e como a Prefeitura poderá destinar recursos para a compra de alimentos, condições do procedimento licitatório);

2. Informações sobre a Declaração de Aptidão ao Pronaf (documento que possibilita ao agricultor participar do Agricultura Familiar);

3. Priorização das propostas (quem tem preferência no fornecimento);

4. Exigências aos fornecedores (documentação necessária);

5. Procedimentos para lavagem e desinfecção das mãos;

6. Descarte de lixo;

7. Como fazer o transporte de alimentos;

8. Manutenção do local de trabalho;

9. Preparo dos alimentos de maneira higiênica.

“Nosso objetivo é ajudar ao máximo os agricultores. É importante que eles fiquem atentos aos detalhes, como leis, exigências de documentos, para que possam estar adequados ao Programa. Assim, todos ganham: tanto aqueles que usufruem da alimentação escolar, quanto aquele que fornece para ela”, destacou Bruna.