Pelo Meio Ambiente

As Secretarias de Agricultura e Educação da Prefeitura Municipal de Quixaba realizaram na manhã da última sexta-feira, 04 de maio, na quadra da Escola Municipal Cícero Sulpino, um evento sobre o meio ambiente, com intuito de instruir alunos acerca das mazelas que o assolam e como preservá-lo.

Com a Prefeitura sendo representada nas presenças da prefeita Cláudia Macário, da secretária de agricultura Vanessa Lacerda e da secretária de educação Thaísa Renata, o evento teve início com uma palestra de membros da Polícia Ambiental, Sargento Audely e Cabo Afonso, que falaram sobre a instituição que eles representam, o significado do meio ambiente e o que se caracteriza como crime ambiental.

O professor Raimundo Nonato, da Escola Cícero Sulpino, assumiu, em seguida, a responsabilidade de transmitir aos presentes um pouco sobre as condições hídricas atuais da nossa região e as características do semiárido. Concluiu expondo o seu projeto sustentável que será colocado em prática em breve, em que pretende utilizar a água das 10 centrais de ar-condicionado da Escola para irrigar as plantas do recinto.

O ciclo de palestras foi finalizado com o professor José Herculano, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB campus Patos-PB), que compartilhou com os demais as ideias do projeto ‘Cooperando com o Meio Ambiente’, que estimula a coleta seletiva e aproveita o que é coletado para ser repassado à associação de catadores, destacando a importância do trabalho executado por essas pessoas e a falta de reconhecimento da sociedade diante deles.

Ao fim das palestras, alunos, sob a supervisão do professor Raimundo e profissionais da Emater, fizeram o plantio de mudas de plantas ornamentais. Os locais das plantas e as espécies plantadas foram selecionadas com o apoio da Emater, regional de Patos.

“É um assunto importante para as gerações futuras e atuais. Que eles tenham prestado atenção suficiente e que possam levar o conhecimento adquirido aqui, hoje, para a vida”, ressaltou a prefeita Cláudia.