1º Curso de Manipuladores de Alimento

Em cumprimento à exigência feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Prefeitura Municipal de Quixaba, através das secretarias de educação e saúde, promoveu na tarde desta terça-feira, 16, nas dependências da secretária de educação, o Curso de Manipuladores de Alimento.

Ao longo do ano, as merendeiras das escolas da rede pública de ensino de Quixaba terão quatro encontros com o nutricionista Glauber Melquíades e com a coordenadora de vigilância sanitária Ana Raelma, onde palestras que visam abordar e reciclar temas específicos serão realizadas. O primeiro encontro nesta terça teve como foco a Manipulação Higiênica dos Alimentos, em que dicas de higiene pessoal e do ambiente de trabalho, bem como dos equipamentos e utensílios foram abordadas junto às merendeiras presentes. As outras três terão como tema específico em cada encontro: Contaminantes Alimentares, Doenças Transmitidas por Alimentos e Boas Práticas.

Glauber Melquíades frisou que esses encontros, que servirão para reciclarem o conhecimento e a maneira de as profissionais da alimentação escolar trabalharem, irão refletir no resultado final: a segurança alimentar e nutricional.

“O objetivo dessa palestra é melhorar a qualidade do trabalho dessas profissionais, desde a uniformização, com o uso das vestes e equipamentos adequados, até a manipulação e higienização corretas dos alimentos e do ambiente escolar. Esse curso permite também uma maior integração entre a vigilância sanitária, secretaria de educação e merendeiras, proporcionando, assim, uma melhor oferta da alimentação escolar no Município”, ressaltou Glauber.

Todas as merendeiras receberam da Prefeitura de Quixaba toucas e aventais para usarem no seu serviço. Ao final dos quatro encontros propostos no curso, as profissionais da alimentação escolar que participarem de todas as palestras irão receber um certificado.