Manual do Site: veja os serviços que a P.M. de Quixaba oferece a servidores e cidadãos através de seu site

O site da Prefeitura Municipal de Quixaba é repleto de serviços, de modo que, as notícias e fotos de eventos (comumente, os mais procurados) não são os únicos atrativos do sítio.

Através do “Manual do Site”, iremos fazer uma pequena explanação do que pode ser encontrado, e de grande utilidade, no site da Prefeitura de Quixaba, para cidadãos e servidores.

‘Menu de Acesso’

O ‘Menu de Acesso’ é um instrumento criado para a organização de cada item inserido no site municipal, separando as áreas da administração, com o intuito de organizar o conteúdo e simplificar o acesso do cidadão às informações de interesse público.

O site da Prefeitura de Quixaba possui cinco opções de ‘Menu’ inseridos de modo estratégico para melhorar o acesso:

I. Acesso Rápido (Aviso de Licitações / Lei de Acesso à Informação / Transparência Fiscal do Município de Quixaba / E-SIC / Portal do Servidor)

Opções representadas por meio de ‘Menus’ para acesso do cidadão, visando facilitar o acesso às informações e fortalecer a política de transparência pública na aplicação correta dos recursos, relatar informações relacionadas a licitações, expor os gastos da administração municipal e disponibilizar serviços, tais como o acesso ao 'Contracheque On-line' do servidor público.

II. Assuntos (Concurso Público / Processos Seletivos / Secretarias e Órgãos Municipais / Portal da Transparência):

Informações de processos realizados pela gestão municipal, incluindo: dados da Transparência Fiscal, Processos Seletivos, Concursos Públicos e outros procedimentos de interesse do cidadão. Nessa opção, também é possível conhecer as secretarias e órgãos municipais que fazem parte da administração.

III. Cidade (Fotos de Eventos / Hino Municipal / História / A Prefeita / Padroeiro / Símbolos Municipais / Vice-prefeito):

Espaço reservado para informações sobre a história da cidade, incluindo o hino municipal e os símbolos que representam à cultura local, imagens de eventos públicos (atualizados constantemente), e biografias da Prefeita e Vice-prefeito.

IV. Acesso à Informação (Convênios / Editais, Licitações e Contratos / Lei de Acesso à Informação / Lei Orgânica / Links Úteis / Publicações / Responsabilidade Fiscal / Telefones Úteis):

Nesse item, o cidadão confere dados sobre convênios, editais, licitações e contratos firmados pela administração municipal relacionados à prestação de serviços, a partir da análise de publicações de documentos e relatórios gerados pela própria gestão em prestação de contas aos órgãos de controle.

V. Guias e Manuais (Glossário / Glossário Web / Manual do Site / Mapa do Site):

Explicações sobre o desenho, construção e linguagem do site da Prefeitura, incluindo a tradução de palavras técnicas utilizadas no contexto administrativo fiscal e de gestão.

‘Notícias’ e ‘Fotos & Eventos’

No centro do site, as últimas ‘Notícias’ relacionadas às ações municipais estão em destaque. Matérias, com registros fotográficos, são postadas para divulgarem os trabalhos realizados pela Prefeitura por meio de suas secretarias. Em ‘Fotos & Eventos’, o cidadão tem acesso aos registros de eventos e afins promovidos pelo governo municipal.

‘Últimos Documentos Publicados’

Local onde as últimas leis relativas ao Município são postadas.

‘Jornal Oficial’

Trata-se do órgão oficial de imprensa do governo municipal, onde os atos do poder executivo (decretos, editais, avisos, portarias e afins) são divulgados.

‘Ouvidoria Municipal’

Sessão onde o cidadão entra em contato com a Prefeitura Municipal de Quixaba, preenchendo um formulário para sugestões e problemas no site da Prefeitura, esclarecimentos gerais sobre nossas áreas e atuação, como licitações e concursos realizados, entre outros. Denúncia, Reclamação, Solicitação, Sugestão, Elogio estão entra as opções de assuntos para contato.

‘Cidadão / Servidor’

Nessas duas guias, o cidadão encontra alguns serviços que podem ser encontrados em outras guias também. ‘Avisos de Licitação’, informações sobre a ‘Câmara Municipal’, ‘Leis Municipais’ e ‘Ouvidoria Municipal’ são as opções da guia ‘Cidadão’. Na guia ‘Servidor’, além do ‘Contracheque On-line’, o servidor tem acesso ao ‘E-mail Institucional’, ‘Portal do Contribuinte’ e ‘Portal do Servidor'.

‘Legislação’

Legislação Municipal (Códigos, Conselhos Municipais, Decretos, Estatutos, Lei de Acesso à Informação, Lei Orgânica, Leis Complementares, Leis Municipais e Portarias), Legislação Estadual (Constituição, Legislação TJ-PB, Leis Estaduais e PB Previdência), e Legislação Federal (Decreto e Lei Complementar de Responsabilidade Fiscal) estão entre as leis que podem ser encontradas na guia ‘Legislação’.

'Redes Sociais'

Além do site, notícias sobre a Prefeitura Municipal de Quixaba podem ser encontradas, de maneira oficial, na página da Prefeitura de Quixaba no Facebook.