Inscrições para o Garantia-Safra 2018/2019 começam na próxima segunda

A Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Quixaba, juntamente com a Emater, regional de Patos, divulgou, nessa terça-feira, 28 de agosto, o calendário de inscrições para o Garantia-Safra 2018/2019, ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf.

As inscrições começarão na próxima segunda-feira, 03 de setembro, nas comunidades Quixaba Velha e Boa Vista, e todo calendário com datas, comunidades e locais onde serão realizadas pode ser encontrado no final desta matéria.

O município de Quixaba foi contemplado com 62 vagas no programa, e tem direito a esse benefício, agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, havendo de, também, para receber esses valores, comprovar a perda de pelo menos a metade do conjunto dessas safras por motivo de seca ou excesso de chuvas.

O valor total do Garantia-Safra é de R$ 870,00, que serão pagos a partir de janeiro de 2019, em cinco parcelas de R$ 170,00 por meio de um cartão disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.

Para participar do programa é necessário que seja feita, anualmente, a adesão por meio da inscrição e pagamento dos aportes nos valores de: R$ 17,00 para agricultores, R$ 51,00 para municípios, R$ 102,00 para estados e R$ 340,00, no minímo, para a União.

As inscrições serão feitas pela técnica da Emater Celiane Medeiros, e o agricultor deve estar portando, no ato, o CPF e disponibilizar um número de telefone para contato. Abaixo, o calendário com datas, comunidades e locais onde elas serão feitas:

03/09 - Quixaba Velha e Boa Vista (na residência de Paulo)

04/09 - Serrota Vermelha (na residência do Sr. Francisco)

05/09 - Motorista, Serra Preta, Preacas e Cacimba de Pedra (na residência de Alberto)

11/09 - Pilões (Grupo Escolar Pilões)

12/09 - Aroeiras (Grupo Escolar Cícero Torres)

13, 17 e 18/09 - Agricultores que deixaram de fazer suas inscrições no dia da visita da técnica da Emater à sua comunidade, podem fazer, nessas datas, as inscrições na sede da Emater em Quixaba.