Início da Semana Pedagógica

A Prefeitura Municipal de Quixaba, por meio da Secretaria de Educação, iniciou as atividades relativas ao ano letivo de 2018 nesta terça-feira, 06, pela manhã, nas dependências da Escola Municipal Cícero Sulpino, através do Encontro Municipal de Planejamento Pedagógico 2018, evento que irá até a próxima sexta-feira, dia 09.

A prefeita Cláudia Macário e a secretária de educação Thaísa Renata Lacerda fizeram a acolhida ao corpo docente municipal e demais funcionários da pasta para o primeiro dia oficial de atividades neste ano. Os funcionários foram recebidos ao som do forró pé-de-serra e um delicioso coffee brake.

A ideia, de acordo com Cláudia, foi fazer uma acolhida diferente dos últimos anos, que marcasse cada um dos presentes. A mandatária se mostrou otimista com relação ao ano de 2018 na sua gestão, sobretudo na educação.

“É o segundo ano do meu mandato, e estou com a sensação de que este ano será melhor. Que bom que a gente tem tempo para fazer as coisas diferentes. A educação, para mim, é a menina dos olhos de ouro. É aqui onde se forma tudo, onde iremos levar o nome de Quixaba lá pra fora. Sei da capacidade de vocês (professores), vejo o prazer de cada um em fazer o seu trabalho, e esse prazer é o que faz com que eu me esforce para fazer de tudo, dentro das minhas possibilidades, por vocês. 2018 será um ano diferente e melhor na educação”, discursou Cláudia.

A secretária Thaísa Lacerda enfatizou que a comunicação entre profissionais da educação e gestão municipal é fundamental para diluir erros e fazer a educação local mais forte, e ressaltou a satisfação pessoal em realizar esse evento para os profissionais que “fazem a escola”.

“O que eu quero é uma gestão mais comunicativa. O evento de hoje é para pessoas que fazem escola, e a escola é feita por pessoas: professores, cozinheiras, diretores, auxiliares de serviços. Esse dia foi pensado para cada um de vocês”, disse a secretária Thaísa.

O ponto alto do primeiro dia do Planejamento Pedagógico foi a palestra, com tema “Autorresponsabilidade”, ministrada pelos coaches motivacionais Karoline Vieira e Emanuel Jansen, que vieram de Campina Grande para isso. A palestra teve o intuito de mostrar aos profissionais da educação de Quixaba que o primeiro passo para a prestação de um bom serviço em sala de aula, de uma educação diferente e melhorada, depende dos esforços e escolhas de cada um.

Para a coach Karoline, “o professor precisa entender que a educação será diferente por causa de cada um deles, que o aluno será diferente por causa de cada um deles. Ele [o professor] não é reponsável por 100% da educação, mas existem responsabilidades, onde o professor irá ‘colher o que planta’”. Já Emanuel destacou que “a autorresponsabilidade é o poder que a pessoa tem de fazer o que quiser e, o quanto antes os professores entenderem isso na profissão deles, melhor”. No transcorrer da palestra, algumas dinâmicas também foram realizadas.

O primeiro dia do encontro pedagógico foi finalizado com a entrega de kits com materiais que serão utilizados pelos professores no planejamento das atividades. O segundo dia do encontro acontecerá nesta quarta-feira, 07, a partir das 08h, também na Escola Cícero Sulpino.

A programação da Semana Pedagógica será a seguinte:

Dia 07/02:

- Palestra: "Educação é a Base" com Ramon Medeiros;

- Informes;

- Planejamento Pedagógico (Coordenação).

Dia 08/02:

- Acolhida;

- Palestra: "Relações Interpessoais" com a psicóloga Mayra Oliveira.

Dia 09/02:

- Acolhida;

- Planejamento Pedagógico (Coordenação).

Matéria atualizada em 07/02/2018 às 08h53