Dois anos de gestão: um resumo das ações (Parte 2)

Infraestrutura

Sem sombra de dúvidas, a inauguração das novas instalações da Unidade Básica de Saúde Robson Carneiro foi o grande destaque das ações relativas à Infraestrutura da Prefeitura nesses dois anos. Mais outras obras municipais - algumas finalizadas, outras em andamento - tiveram destaque também.

Além das novas instalações da Unidade de Saúde, inauguradas em setembro de 2018, em breve, a nova praça esportiva estará sendo inaugurada também, oferecendo lazer e diversão aos munícipes.

Na Educação, todas as salas de aula da Escola Cícero Sulpino foram reformadas e climatizadas, e o espaço da cozinha foi ampliado. Na comunidade Pilões, a Escola José Batista de Morais ganhou mais uma sala de aula, teve sua fachada completamente reformada, assim como os banheiros, e passou por reparos e acréscimos internos, com pintura e a instalação de um bebedouro. A Escola Nobelino Leite, que fica no Motorista, passou por processo de ampliação semelhante, e ganhou mais uma nova sala e novos banheiros.

O Cras Quixaba também foi beneficiado com as ações dessa pasta, passando por renovação na sua pintura e troca de todo forro de gesso do seu prédio.

As novidades, porém, não param por aí. As obras de esgotamento serão retomadas em breve, e mais quatro obras estão engatilhadas para começarem logo, logo: calçamento de todo perímetro urbano (além da recuperação que já acontece), asfaltamento de trechos dentro da própria cidade, construção de um ginásio poliesportivo e de um portal na entrada da cidade, todas obras já encaminhadas após reunião da prefeita Cláudia na Caixa Econômica, em João Pessoa, com o escritório de projetos que está finalizando esses convênios.


Administração

A realização das audiências públicas nesses dois anos mostra o compromisso da gestão em ouvir as reivindicações de seu povo e lutar pelo cumprimento delas. 

Quixaba foi uma das cidades que sediou a reunião do Orçamento Democrático Estadual em 2018, onde as prioridades locais foram definidas e levadas ao Governo do Estado.

A fim de encontrar uma solução para o descarte do lixo, uma reunião com representantes e lideranças políticas da região foi organizada para debater a importância de um Consórcio Público em Resíduos Sólidos.

Pensando no desenvolvimento de Quixaba, a gestão atual se reuniu também com representantes do IDEP para avaliar as potencialidades e fragilidades municipais.

Quixaba, hoje, participa da Associação dos Municípios do Vale das Espinharas, a AMVES. Com municípios vizinhos, as ações locais são divulgadas de maneira conjunta com os demais, buscando viabilizar mais transparência e conhecimento delas.


Assistência Social

As ações da assistência social são pautadas através do Cras Quixaba, que realiza suas oficinas através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Nesse serviço, são executadas oficinas para seus usuários: balé (com doação de kits pela Prefeitura), artesanato, práticas esportivas, capoeira, zumba, dança, música, alimentação. Crianças, adolescentes e idosos, pessoas de todas as idades podem participar das atividades oferecidas pelo Centro.

O Cras Quixaba é responsável pelo cadastramento do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, oferece serviços de apoio às famílias que estão em estado de vulnerabilidade social, com acompanhamento psicológico e assistência social, e também executa ações comunitárias, palestras, campanhas e eventos, como o "Cras na Praça", "Arraiá Matuto, Sim, Trabalho Infantil, Não!", "Combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes", "Dia Internacional da Mulher", "Encontro de Trabalhadores do Suas", "Um Sonho Musical" (em parceria com o IFPB), "Conferência Municipal de Assistência Social", entre outros.

No Cras Quixaba, você não encontra apenas uma equipe, mas uma família pronta para os desafios e acolhimento ao cidadão, sempre com respeito, carinho e compromisso.


Saúde

Tratada como um dos pilares dessa gestão, a prestação de um trabalho de qualidade na saúde é vista como essencial pela Administração.

Na Unidade Básica de Saúde, o paciente encontra equipes da Saúde da Família e do NASF sempre dispostas a atenderem a qualquer momento. Há uma farmácia sempre abastecida com medicamentos, além de conforto nas suas instalações. Com a implementação do Prontuário Eletrônico, todo o serviço será prestado de maneira informatizada na Saúde local.

Numa pasta como a da Saúde, parcerias têm sido fundamentais nos dois anos. O 'Programa Saúde na Escola' tem levado às escolas de Quixaba ações de saúde bucal, atualização vacinal, classificação sanguínea e avaliação antropométrica. E através da parceria com Transportes é assegurado ao cidadão o abastecimento de água apropriada para consumo.

O acordo feito com clínicas particulares e médicos especialistas tem ajudado a diminuir demandas reprimidas, enquanto a parceria com a ONG 'Olhar pelo Próximo', em 2018, beneficiou mais de 400 munícipes com exames de vista. A Prefeitura fez a doação de mais de 50 óculos após esses exames.

A relação com o Governo do Estado assegura consultas, exames, tratamentos e cirurgias em todo o Estado. As cirurgias de catarata são um exemplo. E o Município disponibiliza o transporte para o atendimento desses pacientes.

Campanhas de conscientização, de vacinação, Plenárias da Saúde, são parte importante também da agenda de atividades, assim  como as reuniões com o Conselho Municipal de Saúde, onde é sempre importante saber as reivindicações do cidadão.

Outro benefício é quanto ao fardamento dos profissionais, doados e renovados anualmente, bem como os EPIs. 

As novas instalações da Unidade de Saúde de Quixaba chegaram para expandir os serviços e atendimentos. Uma verdadeira vitória do Município. Conquista possível para quem vem trabalhando com responsabilidade e compromisso desde 2017.

« Voltar