Consórcio Público em Resíduos Sólidos

Chefes do executivo e representantes dos municípios de Quixaba, Passagem, Areia de Baraúnas e Cacimba de Areia se reuniram na manhã dessa última terça-feira, 11 de abril, no escritório de apoio da Prefeitura Municipal de Quixaba com o objetivo comum de viabilizarem um aterro sanitário que possa atender a todos esses municípios.

A construção desse aterro sanitário se dará por meio de um Consórcio Público (acordo entre políticos em prol de um objetivo comum), e para que esse consórcio seja feito foi realizada uma apresentação de proposta de formação do consórcio público em resíduos sólidos urbanos. Essa apresentação foi feita pelo economista Tarcísio Valério da Costa do Grupo Especializado em Tecnologia e Extensão Comunitária (GETEC), de João Pessoa.

Os serviços propostos pelo GETEC para a viabilização do projeto envolvem: a constituição do consórcio, a elaboração do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, a implantação da coleta seletiva (inclusão social dos catadores), realização de palestras educativas, elaboração do projeto de aterro sanitário, assessoria para implantar o Procon-M e a elaboração de um projeto urbanístico.

Atualmente, no Brasil, 57,8% do lixo tem destinação adequada; no Nordeste brasileiro esse número é de 25,5%. A ideia é que esses Municípios, incluindo Quixaba, possam contribuir para o crescimento da destinação adequada do lixo, acabando com os lixões e com os aterros controlados (conhecidos, também, como lixões controlados), e construindo um aterro sanitário onde haverá um maior controle do lixo e proteção à saúde pública.

« Voltar